A Tribuna News

19/01/2017 20h30

Conheça os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul para os feriados de 2017

Praticamente todos os meses do ano terá feriado com possibilidade de emendas

 
Foto em destaque: Rio Verde de MT Foto em destaque: Rio Verde de MT

Com calendário recheado de feriados em dias úteis, o ano promete ser perfeito para quem ama viajar. Serão 8 feriados nacionais e o melhor, alguns deles prolongados com os finais de semana.

Feriados estaduais e municipais em Mato Grosso do Sul também vão garantir mais uns dias de folga: Divisão do Estado, no dia 11 de outubro (quarta-feira), que emenda com o dia 12 (quinta-feira), dia de Nossa Senhora Aparecida. Sem contar feriados municipais, como os aniversários das cidades, a exemplo da capital – Campo Grande, no dia 26 de agosto (sábado) e dia da padroeira do município, Santo Antônio no dia 13 de junho (terça-feira).

Praticamente todos os meses do ano terá feriado com possibilidade de emendas. É importante começar a planejar com antecedência para garantir sua hospedagem e passagens aéreas.

Conforme projeção do Ministério do Turismo, as viagens nos fins de semana prolongados por feriados que caem na segunda, terça, quinta ou sexta-feira devem injetar R$ 21 bilhões a mais na economia brasileira em 2017. O levantamento, feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), considerou um acréscimo de 22 dias de folga no calendário, quando 10,5 milhões de viagens deverão ser feitas.

Festa tradicional, o Carnaval (28 de fevereiro) é um feriado propício não só para diversão junto aos foliões, mas para quem busca tranquilidade ou lazer. Entre as dez Regiões Turísticas de Mato Grosso do Sul, os visitantes e os sul-mato-grossenses poderão escolher a melhor alternativa para aproveitar os dias do feriado. A maior festa popular do Brasil, que atrai todos os anos milhares de turistas, tornou-se fonte de lucro e renda para diversos setores da sociedade, alavancando principalmente o turismo.

O impacto na economia local se dá principalmente no Setor da Alimentação e Bebidas – restaurantes, supermercados, conveniências, farmácias, bem como nos postos de combustíveis, hotelaria e em passagens para transporte rodoviário. Exemplo disso é Bonito, onde o período do Carnaval é considerado de alta temporada, atrai visitantes do segmento de natureza, ecoturismo e aventura, de lazer e descanso.

Buraco das Araras, em Jardim – Região Turística Bonito – Serra da Bodoquena. Buraco das Araras, em Jardim – Região Turística Bonito – Serra da Bodoquena.

Os pesqueiros também recebem uma demanda significativa de turistas nesse período. Portanto, é um excelente momento para o Turismo, uma vez que gera uma movimentação considerável de viagens independente de ser para destinos onde o Carnaval é consolidado.

Em Mato Grosso do Sul, o destaque para o evento "Carnaval" é Corumbá, historicamente é destino tradicional e reconhecido como um dos maiores da Região Centro-Oeste. Mas também é um destino ideal para quem gosta de ecoturismo, curtir a natureza, pescar e até descansar.

Canoagem no Pantanal de Corumbá. Canoagem no Pantanal de Corumbá.

O Pantanal Corumbaense é um tradicional destino de pesca esportiva, também é repleto de belezas naturais, históricas e culturais, além de destino de compras no exterior, dada sua localização na fronteira com a Bolívia. É difícil definir Corumbá em poucas palavras, pois encanta os turistas com diversas opções de passeios como no centro urbano onde estão os museus, casarios, igrejas e praças que por si só contam sua história. Ainda, a riqueza da gastronomia típica e exótica numa variedade de sabores, aromas e cores que encantam até os paladares mais exigentes.

No Porto Geral, às margens do Rio Paraguai, o embarque em barcos-hotéis levam turistas aos "cruzeiros em águas doces" ou para a prática da pesca esportiva, em aventuras memoráveis onde a contemplação da ictiofauna pantaneira se apresenta em sua plenitude.

Conforme a Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), a pesca nos rios das bacias hidrográficas localizadas em Mato Grosso do Sul continua proibida até 28 de fevereiro deste ano. O período de defeso nos rios do Estado foi iniciado em 5 de novembro de 2016 e todas as condições e regras estabelecidas na legislação continuam vigentes (Resolução Semac n. 024, de 06 de outubro de 2011).

Atenção ao período de piracema (até o dia 28 de fevereiro) Atenção ao período de piracema (até o dia 28 de fevereiro)

Para os turistas que pretendem aproveitar o feriado para pescar em Mato Grosso do Sul é bom ficar informados e atentos sobre as autorizações, locais, tipos de pesca, transporte, entre outras normativas.

Acesse o Manual do Pescador: https://issuu.com/turismoms/docs/manual_do_pescador_2015

Confira as Regiões Turísticas de Mato Grosso do Sul e faça um roteiro incrível pelo estado. Todo mosaico natural e cultural de Mato Grosso do Sul estão espalhados nos setenta e nove municípios e está à disposição o ano todo para conhecer e desfrutar:

PANTANAL

Municípios: Anastácio, Aquidauana, Corumbá, Ladário e Miranda.

Ecoturismo, turismo rural, pesca esportiva, observação de pássaros (birdwatching), cruzeiros fluviais, safáris fotográficos (off road e fluvial), cavalgadas, voos panorâmicos, turismo histórico-cultural, aventura, gastronomia e intercâmbio cultural.

BONITO-SERRA DA BODOQUENA

Municípios: Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho.

Lazer aquático (balneários públicos e privados), flutuação (snorkeling) em rios e nascentes, banhos de cachoeira, mergulho, visitação de grutas, observação de pássaros (birdwatching), rapel e arborismo, festas populares, eventos científicos, empresariais, históricos e culturais, gastronomia típica.

ROTA NORTE

Municípios: Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Turismo histórico-cultural, ecoturismo, pesca esportiva, rural, agrotecnológico, aventura, observação de pássaros (birdwatching), ecotemático, safári ecológico e fluvial.

CAMINHO DOS IPÊS

Municípios: Campo Grande (capital do estado), Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.

Turismo ecológico, rural, aventura, histórico-cultural, negócios, eventos, agrotecnológico, observação de pássaros (birdwatching), festas e eventos religiosos e populares.

GRANDE DOURADOS

Municípios: Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.

Negócios, eventos, agrotecnologia, cultura indígena, gastronomia, turismo rural.

CAMINHOS DA FRONTEIRA

Municípios: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

Atividades de turismo: Histórico-cultural, negócios e eventos, ecoturismo, de aventura e de compras.

VALE DO APORÉ

Municípios: Água Clara, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência e Paranaíba.

Ecoturismo, turismo rural e agrotecnológico, pesca esportiva, esportes náuticos, sol e praias de água doce.

COSTA LESTE

Municípios: Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Pesca esportiva, turismo fluvial, esportes náuticos, mergulho, negócios e eventos, agrotecnologia, turismo, rural e ecoturismo.

VALE DAS ÁGUAS

Municípios: Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

Ecoturismo, turismo fluvial, esportes náuticos, birdwatching, pesca esportiva, eventos agropecuários, turismo rural e científico.

7 CAMINHOS DA NATUREZA – CONE SUL

Municípios: Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo e Naviraí.

Pesca esportiva, turismo rural, esportes náuticos, ecoturismo e birdwatching.

Feriados em 2017

28 de fevereiro – Carnaval – Terça-feira

1º de março – Cinzas (até às 14h) – Quarta-feira

14 de abril – Sexta-feira Santa – Sexta-feira

21 de abril – Dia de Tiradentes – Sexta-feira

01 de maio – Dia do Trabalho – Segunda-feira

13 de junho – Santo Antônio (Feriado em Campo Grande) – Terça-feira

15 de junho – Dia de Corpus Christi – Quinta-feira

26 de agosto – Aniversário de Campo Grande (Feriado no município) – Sábado

7 de setembro – Dia da Independência do Brasil – Quinta-feira

11 de outubro – Divisão do Estado de Mato Grosso do Sul – Quarta Feira

12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida – Quinta-feira

2 de novembro – Dia de Finados – Quinta-feira

15 de novembro – Proclamação da República – Quarta-feira

25 de dezembro – Natal – Segunda-feira

Raquel dos Passos, Assessoria de Imprensa Fundação de Turismo de MS.

Bimboo

Copyright 2011 © A TribunaNews - Todos os direitos reservados.

Os textos aqui publicados são livres para utilização, desde que citada a fonte.

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.


Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet