18.8 C
Campo Grande

Conquistas e desafios às mulheres são lembrados durante Sessão Solene

- Publicidade -

09/03/2016 06h30

A vice-governadora Rose Modesto (PSDB), acredita que a responsabilidade aumenta mais ainda depois de ser homenageada

Mulheres que atuam em diversos segmentos da sociedade participaram da comemoração do Dia Internacional da Mulher, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Durante o evento as homenageadas receberam o Troféu Celina Jallad das deputadas Mara Caseiro (PSDB), Antonieta Amorim (PMDB) e Grazielle Machado (PR).

A honraria recebe o nome da ex-deputada Celina Jallad pelo seu destaque na luta pelos direitos das mulheres na sociedade sul-mato-grossense. Fabiana Jallad disse que Celina Jallad estava em todas as mulheres que não fugiam a luta. “Sabemos acalentar, corremos atrás de nossos sonhos, vibramos a cada conquista, nossos anseios, ideias e esperanças nos motivam. As mulheres, mesmo sobrevivendo, são sempre carregadas de fé e esperança, fortes como uma rocha e a frente de qualquer batalha, únicas pela capacidade de enxergar no outro as necessidades. Celina Jallad lutava pela igualdade das mulheres, erradicação da pobreza e dignidade Que todas se sintam motivadas a continuar nessa luta”, ressaltou.

A vice-governadora Rose Modesto (PSDB), acredita que a responsabilidade aumenta mais ainda depois de ser homenageada. “Apesar de ser um dia de comemoração, é difícil usarmos apenas palavras doces e amenas diante dos fatos. A sensibilidade do governador já trouxe mudanças para as mulheres, mas muitas questões nos afligem ainda e a maioria passa pela educação. É um paradoxo, pois os homens violentos são criados por mulheres, é necessário um trabalho preventivo pra combater esse mal que acontece dentro de casa. Já estamos dando alguns passos para obtenção de bons resultados a médio e longo prazo. Temos força, capacidade e sensibilidade para mudar essa situação”, garantiu.

Luciana Azambuja Roca, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul, registrou a satisfação e orgulho em ser homenageada. “A escolha do nome da homenagem não poderia ter sido mais adequada, fazendo alusão à Celina Jallad, um exemplo de mulher. Ainda há muito a ser feito nas políticas públicas, hoje houve uma reunião na governadoria para o fortalecimento e construção de políticas para as mulheres. O combate a desigualdade de gênero é desafiador, a sociedade precisa ser educada pra transformar essa realidade. Temos o projeto Maria da Penha vai à escola, que conscientiza os alunos da importância da Lei Maria da Penha. Lembro que surgiram aqui na Casa de Leis, duas iniciativas importantes no ano passado valorizaram a mulher, a Campanha para o Aleitamento Materno e os dias destinados ao Combate à Violência contra a mulher”, informou.

Nilde Brum, coordenadora da Câmara Empresarial do Turismo de Mato Grosso do Sul, falou da luta pela vida. “Algumas de nós lutam pelo direito de estarmos vivas constantemente, por isso essa data não poderia passar em branco. As deputadas em seus discursos trouxeram informações e reflexões, infelizmente ficamos inertes com tantos números negativos. Em qualquer lugar que exerçam seus papéis, no trabalho, instituições, na família, na academia, levamos essa missão de lembrar a homenagem de hoje, orgulhosas de sermos representadas aqui”, considerou. A primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, se emocionou com a honraria. “Agradeço por lembrar o meu nome e aqui aprendi que homenagem não se contesta, por isso vim recebê-la e dizer que, a partir daqui, tenho mais responsabilidade em me empenhar e trabalhar para que a situação enfrentada pelas mulheres avance positivamente. Temos um governo engajado, com várias mulheres a frente de importantes secretarias e várias ações implantadas, muito a comemorar e muito a se fazer também. Que o pouco que eu fiz possa ser muito maior e a cada dia eu aprenda mais”, relatou.

Silvana Dias de Souza Alburquerque, subsecretária de Políticas Públicas para a população indígena, afirmou que é importante o destaque da comunidade de mulheres indígenas. “É uma honra sermos homenageadas, já que representamos a luta das mulheres indígenas, e estamos trabalhando pelo empoderamento das mulheres indígenas que convivem diariamente com violência dentro das aldeias”, revelou Silvana. Maria do Socorro Medeiros do Amaral, servidora pública do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, acredita que é muito importante a realização de eventos que consagrem a mulher na Assembleia Legislativa. “Esse eventos poderiam acontecer mais vezes, pois traz à tona a valorização da mulher trabalhadora, mãe, funcionária pública. Agradeço a homenagem de hoje nesse dia que a gente tem a possibilidade de refletir sobre o papel da mulher na sociedade brasileira e comemorar tantas conquistas”, revelou.

Agência ALMS

Victor Chileno/ALMS e Roberto Higa/ALMS

Victor Chileno/ALMS e Roberto Higa/ALMS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-