21.8 C
Campo Grande

Dia da Imigração Síria, Libanesa, Turca, Palestina, Armênia e Jordaniana

- Publicidade -

29/09/2017 07h15

CAMPO GRANDE/MS – Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, na quarta-feira, Sessão Solene em comemoração ao Dia da Imigração Síria, Libanesa, Turca, Palestina, Armênia e Jordaniana. A data foi instituída por meio da Lei nº 4.533/07.

“Sou descendente de libaneses. Viemos na primeira onda de imigração. Hoje, mais do que nunca, somos chamados a valorizar nosso país, apesar das dificuldades que passamos. O Brasil precisa reconstruir sua história. Conseguimos criar aqui uma harmonia. Nossos antepassados foram capazes de, aqui no Brasil, observar que as feridas cicatrizam. O Brasil acolheu e foi acolhido por toda comunidade árabe”, discursou Maria Elisa Naglis, que falou em nome dos homenageados.

“Nossos agradecimentos a esta casa pela homenagem desta noite. Sinto-me lisonjeado por ter sido agraciado pela honra de poder falar em nome dessas colônias. Já se vão mais de 100 anos e a cada dia temos a certeza que fomos adotados por esta terra abençoada. Temos muito orgulho do trabalho feito por nossos antepassados, e sequer, em um momento, deixamos de trazer em nosso peito o legado e os encantos de nossa pátria-mãe”, discursou Eid Toupic Ambar, presidente da Associação Cultural Monte Líbano.

A solenidade foi proposta pelo vereador William Maksoud e contou ainda com apresentações culturais e música e dança, que abrilhantaram a noite. Para o presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras em Mato Grosso do Sul, Munir Sayegh, os imigrantes são fruto de “uma história de superação, aventura e destemor”.

“Somos fruto da estrada, nossa vida é a mais inesperada das jornadas. As jornadas de nossos antepassados convergiram para esse país, e seus descendentes encontram-se, neste momento, nesta Câmara Municipal, recebendo essa homenagem. Os homenageados, com certeza, são frutos do empreendedorismo daqueles que construíram novas vidas, o país, o estado e essa Capital. Nossa relação com o Brasil é de fraternidade e solidariedade”, disse.

“Trago uma mensagem de que o prefeito reconhece e enaltece o valor de cada um desses imigrantes que aqui chegou, e a coragem de cada homem e cada mulher que ajudaram a construir a mais bela morena desse país. Campo Grande, honrada, agradece por todo amor, dedicação e trabalho que os imigrantes e seus descendentes têm prestado a essa Capital”, discursou Berenice Maria Jacob Domingues, diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Planejamento Urbano), que representou o prefeito Marcos Trad.

Por fim, o vereador William Maksoud destacou o papel dos imigrantes na construção da identidade de Campo Grande e lembrou-se de seu tio, Syrzil Wilson Maksoud, ex-vereador que faleceu nesta quarta-feira. “Vocês recebem esse reconhecimento de trabalho que cada um tem plantado em nossa cidade. Brasil e países árabes não são apenas nações amigas, mas nações irmãs. Hoje, meu tio avô Syrzil Wilson Maksoud nos deixou. Seu corpo físico partiu de nós deixando um legado para a medicina de nossa cidade”, discursou, antes de encerrar sua fala pedindo um minuto de silêncio pela morte de seu tio.

Confira a lista dos homenageados:

Ademir Santana – Jamilson Lopes Name e Antônio Valgueno Nabhan

André Salineiro – Adib Massad e Guilherme Calarge Zahran

Betinho – Eduardo Augusto Fontoura de Freitas Raslan e Mehdi Talayeh

Carlão – Antonio Nahas Junior e Soraia Ligia Salle

Cazuza – Stheven Ouriveis Razuk

Chiquinho Telles – Samir Eduardo Chehade Marques e Rodrigo Duenhas Sada

Delegado Wellington – Riad Emilio Saddi e Berenice Maria Jacob Domingues

Dharleng Campos – Marcelo Câmara Raslan e Bibiane Michel Ibrahim

Dr. Loester – Roseli Abrão Possik e Eva Cristina Ybrahim Pires

Dr. Wilson Sami – Naim Jorge Youssef Ibrahim

Eduardo Romero – Lisa Medeiros de Lima e Ibraim Ayache Neto

Enfermeira Cida Amaral – Ricardo Madrid Saad e José Thomaz Filho

Fritz – Fayde Charanek e Fátima Kalaf

Gilmar da Cruz – Abdul Rahnan Kassem Hijazi e Anita Amizo

João Cesar Mattogrosso – Paulo Augusto Rezek e Salem Ali Al Akra

Junior Longo – Miguel Farah Neto

Otavio Trad – Hussein Taha Neto e Paula Gobbo Chaves

Papy – Moussa Tannous Mothé e Marta Tannous

Pr. Jeremias Flores – José Belga Assis Trad e Lecil de Sá Ignácio Monsour

Valdir Gomes – Wagner Jorge Karmouche e Maria Abdul Ahad Mendes

Veterinário Francisco – Chistiane Saliba Dias Prado e Marline Kalache Correa Lima

William Maksoud – Rafael Orsi Abdul Ahad e Theodossi Kalache Neto

Câmara Municipal:

Fuad Anache

Ely Ayache

Fabio Possik Salamene

Soraya Dibo Faria

Maurício Romero Scaff

Nader Mamede José

Paulo Sérgio Melke Filho

Cezar Mafus Maksoud

Roberto Mtanios Chehoud Ibrahim

Amin Taher Asrieh

Maria Elisa Naglis

Jorge Nakkoud

Jeozadaque Garcia – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Izaias Medeiros

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-