29.8 C
Campo Grande

Exposições abraça plurais aspectos da nossa cultura

- Publicidade -

06/05/2017 19h30

Abraçando plurais aspectos da nossa cultura, Marco abre 1ª Temporada de Exposições

A abertura acontece na quarta-feira, às 19h30. E o melhor: com entrada franca.

Diversidade e inovação definem as cinco mostras que compõem a 1ª Temporada de Exposições 2017 do Museu de Arte Contemporânea, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Plurais e construídas a partir de técnicas diversas, elas possuem a capacidade de abraçar diferentes aspectos da nossa cultura e convidam o público para novas experiências sobre a arte brasileira. A abertura acontece na quarta-feira (10.5), às 19h30. E o melhor: com entrada franca.

A exposição Liames apresenta as instalações mais recentes de Cristhina Bastos e Kyria Oliveira (Espírito Santo), investigações que estão em pleno estado de reflexão. A etimologia da palavra vem do latim “ligamen”, do verbo “ligare”, ou seja, vínculo, unir, atar, ligar. O título remete ao trabalho das artistas com as questões da casa e do tempo, seja o passado, o presente ou o vindouro.

Para a curadora Clara Sampaio, mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo, enquanto se finca em um movimento de resgate, o trabalho de Kyria Oliveira assume as formas do passado gravadas pelo tempo em seu ateliê. Já Cristhina Bastos parece experimentar, em pleno acontecimento nessa exposição, uma trama que conta a evolução de seus casulos.

Das maquetes às obras em suas escalas finais (ou provisórias), Liames procura o caminho que se encontra na poética do outro, o que nos liga às questões do mundo e à constante resiliência humana. A exposição permite aproximar os casulos processos de suas artistas ao público e convida à construção de uma materialidade fugaz por meio de suas histórias, sombras e sobreposições sempre em mutação.

A série O Olho da Garça, da artista Jussara Stein (Campo Grande), traz para o primeiro plano o papel da pintura, ao mesmo tempo em que devolve o tema para segundo plano. O olhar recai sobre os grandes planos pictóricos, que ali estão dados pelas largas pinceladas, resultantes do gesto decidido da artista de marcar a própria obra.

Segundo a crítica de arte Maria Adélia Menegazzo, Jussara Stein organiza o seu material com vistas a dotá-lo de significado. “É nesta organização que o domínio técnico da artista, resultado de um longo processo de formação tanto acadêmica quanto do diálogo com outros artistas, encontra sua melhor performance”.

A mostra remete à capacidade de apreender um entorno maior com os olhos, oferecendo um foco mais ou menos nítido sobre determinados aspectos da realidade. Se o mais nítido conforta, o que está insinuado ou velado, instiga. O que está em tensão é a capacidade da artista de dizer e não-dizer, de mostrar e velar segundo as suas próprias regras, cabendo ao observador encontrá-las.

A mostra de esculturas Visões Fractais, do artista plástico Marcos Rezende (Campo Grande), leva ao público a força lapidada de múltiplas linguagens, construídas sem pressa ao longo do tempo e que chegam ao Marco com a expressão segura de quem sempre soube que, um dia, sua arte colocaria os pés na estrada.

A força do artista se apresenta nas esculturas de personagens emblemáticos que povoam a contemporânea história e marcam a estreia de um artista que experimenta as mais plurais técnicas e linguagens culturais em Mato Grosso do Sul.

Com a exposição, que vai buscar nas raízes de sua terra as figuras de Manoel de Barros e Conceição dos Bugres, o momento da obra de Marcos Rezende fica definido, um marco de contemporaneidade que evoca os nossos principais expoentes culturais, figuras à frente do seu tempo, enquanto persegue outras tantas personas para esculpir.

Bachelard Catu e uma prolepse, mostra do artista plástico Wagner Thomaz, bebe na fonte de A Intuição do Instante, de Gastón Bachelard, que reconhece a intuição não como um ato único ou indistinto, mas como um ato uno, de consciência e de mundo. “É nesta perspectiva que venho utilizando minha intuição para olhar o nosso meio: por nele estar presente, aproveito os instantes que ele me apresenta”, explica o artista.

São trinta obras produzidas em técnicas mistas e som ambiente em “loop”. A repetição dos instantes forma ritmos e estes, entre os instantes, seriam o que Bachelard chama de “continuidade do descontínuo”, caracterizando um tempo especializado e em movimento.

O áudio é uma reprodução das leituras realizadas pelo Grupo de Estudos Literários e Culturais: Memoria e Contemporaneidade. As camadas sobrepostas formam um som único e repetitivo e a única frase compreensível é a que permeia toda a exposição: “é necessária a memória de muitos instantes para fazer uma lembrança completa”.

O traço característico do Grafitti, de Marilena Grolli (Campo Grande), é identificável pelo estilo de seus personagens inconfundíveis. As cenas transgressoras e provocantes, apesar da ironia nelas contida, não abalam o senso de humor e nem o peso da mensagem subentendida, como é clássico na Street Art, ou Arte Urbana, que se destaca pela irreverência e seu humor ácido nos espaços públicos. Estampados pelos muros de várias cidades do país, sua arte tece sátiras a certos tipos de comportamentos da sociedade expressos em situações pouco convencionais.

Seus protagonistas, os Capengas, tortos e divertidos, refletem o lado trágico e cômico de vida, expressões humanas que, como Marilena Grolli, superam os desafios da vida: quando cai, levanta com ânimo colorido. Sua história como artista plástica e grafiteira é uma, entre tantas outras, de luta e investimentos para expressar e expor sua arte.

A obra tem como título a frase nela estampada: você é responsável. Mensagem direta e ao mesmo tempo subjetiva, não direciona sua intenção, mas traz à tona muitas questões e desafios sociais. Lança ao expectador a afirmação e, consecutivamente, a indagação sutil e vital do ser humano no momento conturbado em que vivemos: você é responsável. Você é responsável?

Serviço

A Primeira Temporada de Exposições 2017 do Museu de Arte Contemporânea estará aberta à visitação de terça a sexta, das 7h30 às 17h30. Sábado, domingo e feriado das 14h às 18h. As mostras permanecem no Marco até o dia 9 de julho. Sempre com entrada franca.

Para mais informações e agendamento com escolas para a realização de visitas mediadas com as arte educadoras do Programa Educativo, basta ligar no telefone (67) 3326-7449. O Museu de Arte Contemporânea fica na rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas. Visite o nosso site, a nossa página no facebook ou envie e-mail: [email protected].

Marcio Breda – Fundação de Cultura e Cidadania de MS

Fotos Divulgação

Exposições abraça plurais aspectos da nossa cultura

Exposições abraça plurais aspectos da nossa cultura

Exposições abraça plurais aspectos da nossa cultura

Exposições abraça plurais aspectos da nossa cultura

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-