23.8 C
Campo Grande

Governo do Estado anuncia edição do Beaef Week em Campo Grande

- Publicidade -

16/06/2016 11h16

Para Reinaldo Azambuja, a InterCorte e a Beef Week são eventos importantes para aproximar o produtor do consumidor

O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, participaram do lançamento da Beef Week, que acontece de terça-feira (14) a domingo (19) em São Paulo (SP) e reúne restaurantes e lojas de carne da cidade, por intermédio de cortes, kits e pratos especiais. O evento visa aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade de carne bovina brasileira.

Paralelamente ao Circuito InterCorte SP – evento que reúne os principais elos da cadeia produtiva da carne, especialmente pecuaristas, na Bienal do Ibirapuera, nos dias 16 e 17 de junho – o lançamento da Beef Week ocorreu nesta terça-feira (14) no Restaurante Micaela às 19 horas, em que foi servido o jantar “Sabores do Pantanal”, preparado pelos chefs Fábio Vieira (Micaela) e pelo sul-mato-grossense Paulo Machado. Na ocasião, também foi anunciada a edição da Beef Week Campo Grande, que acontece nos dias 20 e 21 de julho.

Para Reinaldo Azambuja, a InterCorte e a Beef Week, tanto em São Paulo quanto em Mato Grosso do Sul, são eventos importantes para aproximar o produtor do consumidor. “É uma grande alegria receber a InterCorte novamente no MS e encarar os grandes desafios de aproximar a produção do consumo e mostrar a qualidade da nossa carne. Trata-se de uma oportunidade para mostrar as ações governamentais que existem, como por exemplo, o programa “Terra Boa”, que é a troca de áreas degradadas por outras produtivas com incentivo governamental e o programa do Novilho Precoce, que estava com uma defasagem e agora está com uma nova roupagem.”

A iniciativa da Beef Week Campo Grande é do Governo do Estado em parceria com o Sistema Famasul, Sebrae, Sest Senat, Fecomércio (Senac), Senar/MS, Senai e Abrasel MS – evento que fará parte do Circuito InterCorte MS (20 e 21 de julho). Para o secretário da Semade, Jaime Verruck, o evento propiciará o adensamento da cadeira produtiva da carne, para que viabilize e dê condições de desenvolvimento aos pequenos negócios locais – premissa do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios – PROPEQ. “A lógica é trazer esses grandes eventos com o intuito de internalizar maiores ganhos econômicos para Mato Grosso do Sul. A Semade busca ampliar esse escopo e sabendo dessa parceria entre Famasul e InterCorte, resolveu ampliar o evento aqui no estado, trazendo a Beef Week e o Caminho do Boi”, explicou.

Jaime Verruck esclareceu que a pasta procurou a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel MS) e o Sebrae/MS para que os restaurantes do estado pudessem fazer parte do projeto Beef Week Campo Grande. “Vamos mostrar que Mato Grosso do Sul tem carne de qualidade e o conjunto de estratégias que culminam no lançamento deste grande evento no estado é de fato de mostrar nosso padrão para todo o Brasil”, destacou.

Parceiros em MS – O secretário da Semade ainda informou que a atuação dos parceiros será de fundamental importância para o êxito deste evento. “O Senai vai apresentar o seu programa com os açougues, através do desenvolvimento de cortes especiais de carne, já que queremos levar essa qualidade aos açougues de MS. O Senac fará toda uma demonstração em relação aos cortes de carne e como cada corte deve ser assado – ou seja, a população também se beneficiará, pois pode aprender a como preparar as carnes de maneira adequada. A Abrasel vai atuar através dos restaurantes, engajados na Beef Week Campo Grande.”

De acordo com Juliano Weitheimer, conselheiro da Abrasel, 20 restaurantes do estado já estão inscritos e a expectativa é de chegar a 40 entre os estabelecimentos da Capital e de Bonito. “Da mesma maneira que acontece quando é instalado um grande empreendimento industrial no estado, procuramos fazer com que os pequenos negócios sejam fornecedores, a lógica é que nesses grandes eventos também haja ganho para a economia regional”, disse Jaime Verruck.

Impressões

Renato Costa, presidente da Divisão Carnes Brasil da JBS afirmou que a atuação do Governo do Estado confere muita segurança para a realização de investimentos. “O Governo de MS atua de maneira consistente e essa continuidade nos permite desenvolver um trabalho com muita tranquilidade.”

O presidente da Famasul, Maurício Saito, salientou também um dos programas de maior destaque do estado na pecuária – o gado carbono zero. “Além de produzir uma carne de qualidade, temos trabalhado com sustentabilidade. O alinhamento dos produtores rurais com a comunidade científica tem levado o estado de MS a ser uma referência em produção sustentável.”

O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, também prestigiou o anúncio da Beef Week Campo Grande. Segundo a diretora da Verum Eventos, que organiza a InterCorte e a Beef Week, Carla Tuccilio, trata-se de uma grande oportunidade para valorizar o trabalho dos pecuaristas do estado, além de vislumbrar perspectivas de constante aprimoramento da atividade. “Estamos muito otimistas com a realização da InterCorte novamente no Mato Grosso do Sul e da Beef Week pela primeira vez. Além disso, com a Beef Week damos um passo muito concreto para integrar cada vez mais a produção com o consumo.”

O chef sul-mato-grossense Paulo Machado enfatizou que A InterCorte e a Beef Week vêm com essa força de mostrar para as pessoas as origens de tudo. “Para oferecer uma carne de qualidade é preciso ter o homem no campo trabalhando, desenvolvendo, usando tecnologias, escolhendo a raça, qual o capim que ele se alimenta, até chegar ao frigorífico, ao chef de cozinha e ao consumidor final à mesa. Depois de uma passagem pela França e pela Espanha foi quando pude entender a importância da valorização do ingrediente local e quis voltar ao Brasil para pesquisar a cozinha do Pantanal. Fui pioneiro nisso e hoje tenho grandes amigos que fazem esse trabalho”, concluiu.

Com informações de Mariele Previdi, da Attuale Comunicação

Governo do Estado anuncia edição do Beaef Week em Campo Grande

Governador Reinaldo Azambuja anuncia Beef Week Campo Grande

Jaime Verruck, secretário da Semade e a diretora da Verum Eventos, que organiza a InterCorte e a Beef Week, Carla Tuccilio

Fideuá de Comitiva com paçoca de carne seca e linguiça de Maracajú, prato servido durante o anúncio da Beef Week Campo Grande

Chef Paulo Machado

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-