31.8 C
Campo Grande

Gratidão e resgate histórico marcam festa do 36º aniversário da LBV

- Publicidade -

28/01/2017 17h45

Sentimentos de gratidão e resgate histórico marcam festa do 36º aniversário da LBV

Em Campo Grande o projeto “Criança do Futuro no Presente”, atende crianças de 6 a 15 anos de idade

Cristina Gomes/A Tribuna News

A Legião da Boa Vontade tem 67 anos de fundação, mas em Campo Grande assiste as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social desde 25 de janeiro de 1981. Para comemorar o 36º aniversário em nossa Capital, foi realizada uma festa com emocionados depoimentos, apresentações artísticas, produção de mural com resgate histórico e sorteio de presentes.

A instituição mantém na cidade um Centro Comunitário que oferece serviço de proteção social gratuito e permanente aos usuários da Assistência Social e a quem mais necessitar de amparo, contribuindo diariamente com o desenvolvimento social e cultural, promovendo ações socioeducativas que visam a formação do cidadão empreendedor e produtivo.

Pautada no sentimento da solidariedade, a LBV busca a qualidade de vida dos atendidos, sobretudo diante de situações emergenciais como desemprego, fome e doença. Para isso, constitui parceiros como Governo, empresas, instituições e a sociedade civil.

Os programas e projetos socioassistenciais são voltados às famílias, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos. Em Campo Grande o projeto “Criança Futuro no Presente”, atende crianças de 6 a 15 anos de idade.

Gratidão

Foi este o sentimento demonstrando por ex-atendidos da LBV, em depoimentos prestados durante o evento. O gestor administrativo em Campo Grade, Márcio Antônio de Oliveira, teve seu primeiro contato com a instituição em Porto Velho-RO, quando tinha quatro anos de idade, somando 34 anos dentro da LBV. “Sou muito agradecido por tudo o que ela fez em minha vida. Hoje se tenho uma educação e uma família, é graças à LBV”.

Para Márcio de Oliveira, a sociedade campo-grandense não só abraça a LBV, como também participa de todas suas iniciativas, beneficiando não só as 250 crianças usuárias, como também suas famílias. Ele lembrou que no Natal do ano passado, a instituição distribuiu mil cestas de alimentos graças ao apoio da população.

Genivaldo Marquiza, hoje assessor de imprensa, ingressou na instituição em 1984 como atendido. Ao falar de sua experiência como usuário, ele afirmou que hoje se considera uma pessoa muito feliz, pois “estou na LBV desde os meus quatro aos de idade e tudo que aprendi com os princípios da instituição eu carrego até hoje para minha vida”.

O pedagogo Gerson Alvarenga começou a participar das atividades da LBV, aos 18 anos, como voluntário, trabalho que realizou durante três anos. Hoje ele desempenha a função de operador de telemarketing na instituição, e se emocionou ao reconhecer que “aqui aprendemos a valorizar a vida, principalmente a fazer a diferença na vida das pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social. Como angariador de recursos para LBV, falamos com profissionais de vários seguimentos, muitos dos quais revelam que ajudam a instituição porque um dia foi ajudado por ela quando mais precisava, saciando inclusive a fome com a sopa do Zarur [referindo ao jornalista, radialista, escritor e poeta Alziro Zarur, que fundou a LBV em 1º de janeiro de 1950]”, lembrando ainda que “a LBV não só dá o peixe, mas também ensina a pescar”.

“Não consigo mais me enxergar longe desse trabalho, que considero gratificante. Chega doer meu coração só de pensar em algum dia sair daqui, porque a LBV é a minha vida”. A declaração dada sob forte emoção é de Anadir de Paula, que iniciou na instituição como “Soldadinha de Deus” aos nove anos de idade; participando como voluntária aos 18 anos e hoje desempenha a função de operadora de telemarketing. Ela soma 30 anos de dedicado trabalho aos usuários da LBV.

Juliana Coronel há mais de um ano encontrou na LBV todo apoio que precisava para o desenvolvimento e inserção social de seu filho, Rafael, que tem deficiência auditiva. Grata, a mãe manifestou que “para mim foi muito importante meu filho ter sido acolhido pela LBV de uma forma maravilhosa, pois ele se desenvolveu bastante em vários aspectos. Além de aprender muita coisa, ele se descobriu aqui”.

Sobre a LBV

Fundada em 1º de janeiro de 1950 (Dia da Paz e da Confraternização Universal) pelo poeta e radialista Alziro Zarur, a Legião da Boa Vontade (LBV) tem como diretor-presidente José de Paiva Netto. A LBV é uma associação civil de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, ecumênica, altruística e sem fins econômicos, reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho nas áreas da educação e da assistência social. Atua em prol de famílias de baixa renda, somando ao auxílio material os valores da Espiritualidade Ecumênica.

Nessas mais de seis décadas, o ideal de Boa Vontade inspirou também a atuação da LBV da Argentina, da Bolívia, dos Estados Unidos, do Paraguai, de Portugal e do Uruguai, nas quais as atividades são mantidas graças a doações da população local.

Alegria contagiante das crianças usuárias homenageou os 36 anos da LBV, em Campo Grande. Fotos: Cristina Gomes

Assessor de Imprensa Genivaldo Marquiza e gestor Administrativo Márcio de Oliveira estão na LBV desde crianças

Anadia e Gerson encontraram na LBV um sentido abençoado para suas vidas.

A mãe Juliana agradece a oportunidade de desenvolvimento e inserção social que a LBV ofereceu ao seu filho, Rafael

Mural apresentou resgate histórico dos 36 anos de resgate históricos da LBV em Campo Grande

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-