24.8 C
Campo Grande

Jogos Olímpicos devem atrair estrangeiros para Mato Grosso do Sul

- Publicidade -

06/08/2016 12h10

Jogos olímpicos é um mega evento com participantes oriundos de 205 países

O símbolo do maior evento esportivo do mundo, os jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, desembarcou no Rio de Janeiro na última quarta-feira (03), depois de três meses da sua chegada ao Brasil e após percorrer 324 cidades de todos os estados. Em Mato Grosso do Sul a chama olímpica percorreu nove cidades: Bonito, Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Dourados, Nova Andradina e Bataguassu, a passagem foi prestigiada por milhares de pessoas nos municípios.

A exemplo da Copa do Mundo, que aconteceu em 2014, os jogos olímpicos é um mega evento com participantes oriundos de 205 países. Durante a Copa, Mato Grosso do Sul se posicionou em 14° lugar dentre os 27 destinos mais visitados, observando que 90,2% dos entrevistados apontaram o evento como o “motivo da viagem”. Assim, o estado espera que novamente seja contemplado com uma grande demanda de turistas estrangeiros que estão chegando para prestigiar o evento, afinal Pantanal e Bonito já são referências de destinos de natureza, ecoturismo e aventura no mercado internacional.

Dados de pesquisas apontam um fluxo significativo em 2015. Na Estrada Parque Pantanal a visitação de estrangeiros foi de 78,9% do fluxo recebido, com procedência de 28 países mapeados, cuja dinâmica de visitação aos destinos brasileiros inclui também Bonito como procedência de 39,3% dos entrevistados e 52,2% seria o próximo destino a ser visitado.

Em Bonito a procedência dos visitantes foram: do Paraguai, Estados Unidos, Canadá, França, Austrália, Holanda, Japão, Bolívia, Alemanha e Argentina, dentre outros 23 países de quatro continentes e de países muito distantes como África do Sul, China, Coréia do Sul, Ucrânia, Rússia, Singapura e Nova Zelândia.

Mato Grosso do Sul possui dois portais terrestres de chegada ao Brasil – Corumbá e Ponta Porã – que na Copa representaram 15,4% de entrada de turistas. Espera-se que novamente o estado seja contemplado com as chegadas pelas divisas, uma vez que também contribui com a economia do turismo, já que os municípios também são referências no turismo de compras.

Conforme o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, independente do fluxo que o evento possa gerar para o Estado, a Fundação de Turismo participará durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro de duas ações capitaneadas pelo Ministério do Turismo: a Casa Brasil e Rio Media Center (Centro de Mídia Rio), espaço destinado à imprensa nacional e internacional. Será um importante ponto de referência para representantes das mídias que virão fazer a cobertura não esportiva.

O espaço terá como principal objetivo ajudar o jornalista a conhecer as principais atrações urbanísticas, culturais, sociais e turísticas. Por isso, será organizado para fornecer estrutura e informações adequadas às necessidades e demandas da imprensa. Com capacidade para receber até 400 jornalistas ao mesmo tempo – são cinco mil credenciados – a instalação vai funcionar 24 horas por dia até o dia 23 de agosto.

“São esperados em torno de cinco mil jornalistas que divulgarão as peculiaridades do país em todo o planeta, oportunidade diferenciada para projetar a imagem do país e seus destinos turísticos para todo o mundo”, ressaltou Cintra.

O diretor-presidente destaca ainda que o resultado dessa ação será um Press Trip que pretende trazer um grupo de jornalistas para conhecer os destinos e produtos turísticos e assim, gerar mídia espontânea em seus países de origem.

Texto: Raquel dos Passos, Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS, com informações do Sistema de Informações e Estatística da Fundtur-MS-Ivone Hermenegildo, Observatório do Turismo do Pantanal de Corumbá, Observatório de Turismo de Bonito e Ministério do Turismo.

Fotos: Bolivar Porto

Fonte: Notícias MS

Fotos: Bolivar Porto

Jogos Olímpicos devem atrair estrangeiros para Mato Grosso do Sul

Jogos Olímpicos devem atrair estrangeiros para Mato Grosso do Sul

Jogos Olímpicos devem atrair estrangeiros para Mato Grosso do Sul

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-