20.8 C
Campo Grande

Mulheres discutem fortalecimento da rede de enfrentamento à violência

- Publicidade -

19/02/2016 08h07

Fortalecimento da rede de enfrentamento à violência é tema de Encontro estadual de mulheres

Objetivo maior é a implementação de atividades, programas e projetos municipais e regionais no ano de 2016

Para fortalecer a rede de enfrentamento, os organismos municipais de políticas para mulheres, facilitar o diálogo e a troca de experiências entre as gestoras, foi aberto nesta quinta-feira (18), às 13h25, o II Encontro Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na presença da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca; a primeira-dama Fátima Azambuja falou do cuidado que este governo tem desde os primeiros dias de gestão no combate a violência contra mulheres. “Desde o início do governo esse assunto sempre esteve em pauta. Sabemos que para melhorar os índices é necessária ação conjunta com municípios e estado. O problema é bem mais complexo e o amparo deve ser em todos os sentidos, principalmente, no fator emprego. Nossa luta é possibilitar que a mulher vítima de violência possa ter sua independência financeira”, reforçou a primeira-dama.

Em meio a temas atuais para o debates, o encontro visa fortalecer os órgãos locais para o empoderamento destes equipamentos nos municípios e enriquecer o papel das políticas públicas na promoção da autonomia das mulheres e equidade de gênero. Com isso, o objetivo maior é a implementação de atividades, programas e projetos municipais e regionais no ano de 2016, considerando as recomendações recebidas da 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres e os planos nacional e estadual de políticas públicas para mulheres.

O município de Corumbá tem a gestão da política para mulheres há 11 anos e segundo a gestora, Cristine Santana de Oliveira, a cada dia vão se fortalecendo no amparo às mulheres vítimas de violência. “Há anos lutamos por essa causa e é muito importante participar de um encontro como este, pois ele se constitui em um fórum. Aqui é um espaço de reunião, de divulgação dos trabalhos que são executados no interior e por meio das experiências vamos ajustando os mecanismos de enfrentamento”, destacou.

Estão presentes nos debates as presidentes dos Conselhos Municipais de Direitos da Mulher e conselheiras do Conselho Estadual que junto com as gestoras vão avaliar o controle social, os Conselhos de Direitos que tem grande relevância na colaboração para implementação de políticas públicas.

O encontro encerra hoje (19), com a redação e aprovação da “Carta de recomendações das gestoras municipais do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Notícias MS

Fátima Azambuja falou do cuidado que este governo tem desde os primeiros dias de gestão no combate a violência contra mulheres. Fotos: Chico Ribeiro

Mulheres discutem fortalecimento da rede de enfrentamento à violência

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-