24.8 C
Campo Grande

Mulheres são homenageadas com medalha em solenidade no Legislativo da Capital

- Publicidade -

10/03/2016 07h00

Mulheres são homenageadas com medalha em solenidade na Câmara Municipal

A filha de Celina, Fabiana Jallad destacou o importante trabalho desenvolvido pela mãe na luta pelos direitos das mulheres

O Plenário Oliva Enciso da Câmara Municipal de Campo Grande ficou lotado na manhã desta quarta-feira (9) para a solenidade de entrega da Medalha Legislativa “Celina Martins Jallad”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado oficialmente no dia 8 de Março.

A solenidade foi aberta com a apresentação musical da cantora Michelle Dutra, que entoou canções em homenagem às mulheres e homenageadas presentes. A comenda foi instituída na Casa de Leis pela Resolução nº 1.169/13.

A filha de Celina, grande homenageada desta manhã, Fabiana Jallad destacou o importante trabalho desenvolvido pela mãe na luta pelos direitos das mulheres. “Celina era movida por amor, movida por ideais. Era a mulher que acredita na força do querer e do agir, não temia quando, bravamente, erguia sua bandeira na luta em prol das mulheres. Ela deixou um legado para a mulher de Mato Grosso do Sul, aquela que não desiste, que edifica, que erra e se desculpa, que dá a vida pela sua família. Obrigada Campo Grande por ter dado à Celina a oportunidade de ser uma grande mulher”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente da Casa de Leis, vereador Prof. João Rocha fez questão de enfatizar o papel fundamental da mulher na condução dos lares. “Nesses momentos tão difíceis que a política tem passado, verdadeiramente estávamos precisando sentir essa doçura que vocês mulheres nos passam, como avós, mães, esposas, filhas e netas. Estamos aqui hoje porque existiu uma mulher para nos gerar. Sempre digo que o homem é a cabeça de um casal e a mulher é o pescoço. Não porque está abaixo da cabeça, sem porque dá apoio e sustenta a cabeça como um pilar. Mas porque é o pescoço que movimenta a cabeça, que conduz a cabeça aonde quer que ela vá”, disse.
.
Na Tribuna, a vereadora e procuradora especial da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, Carla Stephanini cobrou maior representatividade feminina nos parlamentos municipal, estadual e federal, pois em Campo Grande a bancada feminina é composta de apenas três mulheres. “Já avançamos muito, mas queremos mais. O ponto que temos que avançar é na nossa representatividade política. Buscar corrigir o que a lei de cotas não conseguiu. Conseguimos a chance de nos candidatar dentro dos partidos, mas não isso não garantiu a eleição de mais mulheres. Lutamos pela reserva de cadeiras para as mulheres em todos o parlamentos, a nível municipal, estadual, e federal. Queremos mais mulheres. Ainda hoje não ultrapassamos 11% da representatividade política. A questão é matemática, se somos maioria da população e do eleitorado, há algo de errado em sermos tão poucas”, revelou.

A vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto elencou os desafios que ainda precisam ser ultrapassados, principalmente nas desigualdades de gênero e na redução da violência contra a mulher. “Não podemos deixar de falar dos desafios, como a desigualdade salarial. Hoje uma mulher não ganha mais do que 65% do salário dos homens, praticando a mesma atividade. Já conquistamos uma redução dos casos de crimes de homicídio doloso com vitimas mulheres, que diminuiu de 86 para 55 casos, representando uma redução de 24%. Tivemos o registro de três crimes de feminicídio no ano passado, sendo apenas um em Campo Grande em 2015, contra três em 2014. Isso é uma questão cultural e eu acredito na força da educação para mudar isso, precisamos levar para dentro da nossa escola, para mudar essa cultura, educando os meninos pequenos”, avaliou.

A deputada estadual Grazielle Machado também usou a Tribuna e enfatizou que “não somos mulheres só para receber flores, não somos sexo frágil, somos mulheres que podem ser a diferença”, disse.

A defensora pública e coordenadora do NUDEM (Núcleo Institucional de Defesa da Mulher na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul), Grazielle Carra Dias Ocáriz discursou em nome das homenageadas e informou que o Brasil ocupa a 5° posição no ranking de países com mais feminicídio do mundo. “Grata pela lembrança e reconhecimento, venho falar em nome de todas as homenageadas que lutam diariamente por mundo mais justo, igualitário e com menos violência contra as mulheres. Não somos objeto, não somos adorno, temos vida própria. Não vamos admitir retrocesso, nenhum direito conquistado com suor e sangue nos será retirado. Não vamos admitir retroceder nessa escalada de direitos”, afirmou.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Leide Pedroso fez um apanhado dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria na luta pela efetivação dos direitos das mulheres. “Estamos trabalhando muito para que as mulheres tenham seus direitos respeitados, para que se consiga implementar políticas que vão fazer diferença na vida dessas mulheres. Buscamos atender essas mulheres que estão com seus direitos ainda não respeitados, mulheres indígenas, negras, do campo e da floresta. Estamos com projeto de alfabetização, projeto da agroindústria do Assentamento Conquista, para que essas mulheres possam ter sua dignidade mantida. Temos também projetos que geram renda para mulheres negras da comunidade Tia Eva, buscando transformar o local num pólo turístico. E temos trabalhado no enfrentamento da violência contra as mulheres. Em um ano a Casa da Mulher Brasileira já teve mais de 60 mil atendimentos. Esse enfretamento cotidiano é uma pauta nossa, acreditamos que as mulheres merecem uma vida sem violência e sem preconceito e é pra isso que estamos trabalhando”, pontuou.

A solenidade contou ainda com a participação da primeira-dama do Estado de Mato Grosso do Sul, Fátima Azambuja e da defensora pública, Julia Gonda.

Confira as homenageadas:

Alex do PT – Edna Márcia Delillo Geraldo
Ayrton Araújo do PT- Sônia Aparecida de Campos
Betinho – Dra. Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo
Carla Stephanini – Grazielle Carra Dias Ocáriz
Carlão – Ana Paula Molina
Cazuza – Elys Regina Delmondes dos Santos
Chiquinho Telles – Liziane Berrocal
Coringa – Professora Edivania de Souza Oliveira Pazini
Dr. Cury – Mouna Ibrahim
Dr. Jamal – Maria Anízia Franchi
Dr. Lívio – Romilda dos Santos Mayolino (Vó Romilda_
Edil Albuquerque – Edna Andrade Almeida
Eduardo Romero – Lázara Lessonier
Engenheiro Edson – Julia Nobuko Shiroma Oshiro – In Memoriam
Flávio César – Silmara Domingues Araújo Amarilla
Francisco Luiz (Saci) – Eva Ady Duarte
Gilmar Da Cruz – Lilian Fernandes de Oliveira Afonso
Herculano Borges – Marcia Freire de Barros Piovano
José Chadid – Elaine Cler Alexandre dos Santos
Luiza Ribeiro – Ana Claudia Ledesma
Magali Picarelli – Fabiane Codas da Apaixão Venancio
Mario Cesar – Dagmar Tavares Viana de Queiróz
Otávio Trad – Karenyne Tatiana Branquinho Godoi
Paulo Siufi – Clarice Alves Marconato
Professor João Rocha – Professora Iza Bezerra Lopes
Roberto Durães – Suely Aparecida De Almoas
Vanderlei Cabeludo – Maria Moraes De Souza
Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal – Grazielle Machado, Fabiana Jallad, Marcha Mundial das Mulheres, Jaqueline da Silva Tsalikis e Rosely Aparecida Molina.

Paulline Carrilho – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

(Assessoria de Imprensa)

Filha de Celina, grande homenageada do evento, Fabiana Jallad . (assessoria de imprensa)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-