32.8 C
Campo Grande

Unidades de Saúde têm programação especial para falar sobre saúde do homem

- Publicidade -

01/11/2018 07h30

Durante todo o mês de novembro a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), por meio da Coordenadoria de Atenção Básica (CRAB), irá promover mais de 50 ações, entre atividades de promoção à saúde e prevenção em saúde, nas 68 unidades básicas de saúde do município, em alusão ao Novembro Azul.O tema deste ano é: Novembro Azul: Homens como sujeitos do cuidado – partindo da revisão da PNAISH e ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde e o slogan: “Homem, da infância à velhice, cuide de sua saúde, de novembro a novembro”.

Objetivo é discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção, estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde.

As unidades ofertam serviços de prevenção e promoção à saúde integral do homem, com agendamento de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, atendimento no pré-natal do parceiro, ações de saúde em locais de grande concentração de homens, como empresas e canteiros de obras e ações educativas que incluem: palestras sobre o tabagismo; prevenção à tuberculose e à violência; uso de álcool e drogas; oferta de atendimento em horário estendido voltado para a população masculina; aferição de pressão; vacinação; ofertas de exames e realização de testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Para a prevenção do câncer de próstata pode ser realizado o exame de PSA (antígeno prostático específico), para a detecção, controle e, caso necessário, o encaminhamento aos serviços de referencia, para confirmação do diagnóstico e tratamento.

O PSA avalia a quantidade da proteína pela próstata e geralmente quando a doença atinge essas glândulas esses níveis são aumentados. Cerca de 20% dos pacientes têm o câncer diagnosticado apenas com o exame do toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, o que permite detectar a presença de nódulos.

Os exames estão disponíveis na rede pública de saúde durante todo o ano. Para receber atendimento gratuito é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Levantamento

Somente no primeiro semestre de 2018, o câncer de próstata matou 46 homens, enquanto que em todo o ano anterior foram registrados 57 óbitos. Em 2016, foram 82 óbitos, segundo dados da Coordenadoria de Estatísticas Vitais (CEVITAL) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande.

Câncer de próstata

O câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

Uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cereais, é uma das formas de prevenir a doença. Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal e alimentar-se excessivamente de carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também podem ajudar a diminuir os riscos de apresentar a doença.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-