A Tribuna News

Ocorreu um erro ao tentar exibir a apresentação multimida.
28/07/2011 05h00- Atualizado em 28/07/2011 05h00

Distração com objetos provoca mortes no trânsito

Em Campo Grande, motorista se distrai com batom e mata ciclista atropelado

 

Ingrid Ferreira/A Tribuna News

 
Adriani era pintor e estava indo ao trabalho
<i>Foto:Valdenir Rezende</i>
Adriani era pintor e estava indo ao trabalho
Foto:Valdenir Rezende

Um caso ocorrido no dia 26, às 08h15, na Capital, serviu de alerta para condutores de veículos que costumam, dirigir e, ao mesmo tempo, distrair-se com celulares e outros tipos de objetos. Uma condutora ao tentar pegar um batom no porta-luvas, perdeu o controle do carro atropelando e matando um ciclista. O caso ocorreu na Avenida Presidente Café Filho, no bairro Coophatrabalho.

O ciclista Adriani Alex Rodrigues de Oliveira, de 36 anos, seguia empurrando sua bicicleta pela rua, próximo ao meio fio, ao lado de um colega de trabalho que estava em cima da calçada, quando foi atropelado. Ele era pintor e estava indo trabalhar.

Izabela Bernal de Moraes, de 22 anos, condutora do veículo Palio, de cor preta, informou à polícia que se distraiu ao tentar pegar um batom no porta-luvas e acabou atropelando o ciclista. O rapaz bateu a cabeça no meio fio e morreu na hora. A condutora ainda acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Trânsito que estiveram no local.

A motorista vai responder por homicídio culposo na direção de veículo.

Celular é o que mais distrai os motoristas

Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde aponta que o motorista distraído por causa do telefone aumenta em 400% o risco de acidentes.

Um mal exemplo é Vitória, onde falar ao celular é a principal infração de trânsito. Em 2010, foram 13.681 multas por uso indevido do celular, segundo a prefeitura. E só no primeiro trimestre deste ano já foram aplicadas outras 3.164 multas na capital, quase mil por mês. Pelas ruas da cidade, é fácil flagrar motoristas com uma mão no volante e a outra no telefone.

A multa para quem infringir a legislação é de R$ 85,13, pois esse tipo de infração é considerada média e o motorista perderá quatro pontos na carteira de habilitação.

Um estudo do Instituto Politécnico da Virgínia, nos Estados Unidos, apontou que o controle do veículo piora em 91% quando o condutor está falando ao telefone.

Os pesquisadores acompanharam 241 motoristas durante um ano e ainda descobriram que em 93% dos casos são motoristas distraídos que se envolvem em batidas que acertam a traseira do carro da frente.

Desrespeito às leis de trânsito

Os equipamentos mistos que flagram avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestre e excesso de velocidade emitiram mais de 17 mil multas. Destas 14,6 mil eram referentes à velocidade acima do permitido, ou seja, 50 quilômetros por hora.

Estes equipamentos estão instalados em 8 pontos da cidade. O que mais flagrou desrespeitos às leis de trânsito foi o da Avenida Joaquim Murtinho. Ao todo, foram emitidas 4.895 multas neste ponto.

Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) dos 9,7 milhões de veículos que passaram por estes oito pontos, 14,6 foram notificados por excesso de velocidade, 2,7 mil foram autuados por avanço de sinal vermelho e 151 por pararem na faixa de pedestre.

Para o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, os números mostram que por dia, cada um destes semáforos multa cerca de 30 veículos em media. “Temos que considerar que este é um número alto de infrações por dia.

Estes pontos têm uma sinalização extremamente reforçada, superando e muito o previsto no Código Brasileiro de Trânsito, mesmo assim, as pessoas são multadas. Isso mostra que os condutores têm que redobrar seus cuidados para evitar multas”.

Rudel afirma que, apesar da maioria das notificações ser relacionada ao excesso de velocidade, o problema está presente na cidade inteira. ”Os locais destes equipamentos foram escolhidos, principalmente, pela ocorrência de acidentes. O excesso de velocidade precisa acabar”, diz Rudel.

Bimboo

Editorias

Brasil&Mundo
Cidades
Política
Polícia&Transito
Economia
Vida&Saúde

Repórter News
Colunistas
Variedades
Artigos
Fotos&Eventos
Especiais

Colunistas

Inspiração
Sacadas Rápidas
Qualidade de Vida

Variedades

Cultura
Curiosidades
Histórias que ensinam
Forno & Fogão

Especiais

Agropecuária
Esportes
TV A Tribuna News
Rádio A Tribuna News
Concurso & Empregos
Estado

 
 

Copyright 2011 © A TribunaNews - Todos os direitos reservados.

Os textos aqui publicados são livres para utilização, desde que citada a fonte.

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.


Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet