23.8 C
Campo Grande

Entidades elaboram propostas para educação e entregam a candidatos à presidência

- Publicidade -

11/06/2018 13h32

Entre os dias 24 e 26 de maio, entidades ligadas à promoção da educação se reuniram em Belo Horizonte para deliberar sobre um documento com propostas para serem entregues aos candidatos. O grupo foi formado por mais de 4 mil pessoas, entre integrantes de movimentos sociais, pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais da educação. As mais de 30 entidades da sociedade civil participaram do Conferência Nacional Popular de Educação (Conape).

Entre os pedidos estão a valorização dos profissionais da educação, a garantia de investimento público exclusivamente para o ensino público e a gestão democrática da educação brasileira, em todos os níveis, como educação infantil e graduação, sistemas, instituições e com ampliação da participação popular.

A Conape foi organizada com base na Conferência Nacional de Educação (Conae), outro evento destinado à construção de uma pauta conjunta para a educação. Desse evento saiu o Plano Nacional de Educação (PNE), documento com diretrizes e metas a serem atingidas de 2014 a 2024 no âmbito da educação, como o investimento maior no setor, de R$ 6,6 bilhões para R$ 10 bilhões.

A principal discordância de alguns movimentos foi o fato de o Ministério da Educação ter excluído algumas associações da FNE (Fórum Nacional de Educação), que organiza a Conae, como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee). A medida foi considerada arbitrária e inadmissível. O órgão alegou que a decisão teve como objetivo evitar que discussões político-partidárias interferissem na política educacional do país.

Além disso, a Conferência Nacional de Educação, que ocorreria no primeiro semestre, foi adiada para outubro. Para antecipar as discussões e para propiciar uma maior participação popular de outros movimentos, o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) organizou a Conape.

O FNPE é uma entidade alternativa que inclui entidades como Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino (Proifes) e a União Nacional dos Estudantes (Une).

Assessoria de Imprensa

Crédito: divulgação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-