31.6 C
Campo Grande

No 20º ano da urna eletrônica, eleitores podem simular

- Publicidade -

31/08/2016 13h02

Urna eletrônica completa 20 anos no Brasil; eleitores podem simular votação no site do TSE

Para quem tiver interesse está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um simulador virtual de urna eletrônica

Neste ano, a urna eletrônica completa 20 anos de sua criação. De 1996 para cá, o equipamento já passou por cinco modificações até chegar ao modelo atual. Hoje, a máquina inventada no Brasil é referência para processos eleitorais em todo o mundo. Países como Paraguai e Argentina já utilizaram urnas brasileiras.

O modelo eletrônico para registro dos votos começou a ser desenvolvido na década de 1960, por Sócrates Ricardo Puntel. A ideia era de que o equipamento evitasse fraudes no processo, assim como erros de dupla contagem, problemas comuns na época em que cada eleitor declarava seu voto nas cédulas.

Simulador de votação

Para quem tiver interesse está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um simulador virtual de urna eletrônica. O mecanismo possibilitará que os eleitores se familiarizarem com o sistema, realizando testes, e não cometam erros no dia oficial do primeiro turno de votação.

Por meio do simulador, é possível votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Na página, há uma lista com candidatos fictícios apenas para a prática dos testes.

Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, só é preciso digitar o número do candidato ou do partido de sua preferência. Na tela, surgirão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Caso as informações estejam corretas, a tecla verde “Confirma” deve ser pressionada.

Após o registro do voto para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra “Fim”.

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja “Corrige” e repita o procedimento anterior. Já para votar em branco, aperte a tecla “Branco”. Confirme o seu voto apertando a tecla verde “Confirma”. O voto poderá ser nulo se a pessoa digitar um número de candidato ou de partido inexistente e, depois, apertar a tecla verde “Confirma”.

Agência CNM, com informações do TSE

Reprodução

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-