17.8 C
Campo Grande

16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente, aponta pesquisa

- Publicidade -

06/02/2019 17h28

Uma pesquisa realizada por uma consultoria internacional em países da América Latina mostrou que a falta de dentes é o segundo fator de problemas na qualidade de vida das pessoas na região.

O estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, a Edelman Insights, mostrou que 52% dos entrevistados se acham feios por causa da falta de saúde bucal, enquanto outros 43% admitiram que têm problemas amorosos por causa do problema e 32% acredita que a questão impede uma vida mais feliz.

Os pesquisadores entrevistaram 600 pessoas de vários países da América Latina, sendo 151 brasileiros. Os dados corroboram os que haviam sido publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado, quando se mostrou que 39 milhões dos brasileiros usam próteses dentárias, sendo que um em cada cinco deles têm entre 25 e 44 anos.

Os números do instituto mostravam ainda que 16 milhões de pessoas no país viviam sem nenhum dente e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos tinham perdido todos eles. O problema já é debatido há alguns anos nas faculdades de odontologia brasileiras.

A pesquisa da Edelman ainda mostrou que 38% dos entrevistados latino-americanos se sentem inseguros para ir a festas e eventos sociais e 41% têm problemas fonoaudiológicos por causa da ausência de dentes.

“É preciso compreender as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que perderam os dentes e ajudá-las a encontrar um bom especialista que as auxilie na escolha de uma prótese adequada, de boa qualidade. O objetivo é que os pacientes tenham acesso à informação e conheçam os melhores produtos disponíveis no mercado para confecção, fixação e limpeza da prótese”, destacou a odontogeriatra Tânia Lacerda, integrante da Câmara Técnica de Odontogeriatria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, em entrevista para o lançamento do estudo.

Assessoria de Imprensa

Divulgação Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-