26.8 C
Campo Grande

Ações programadas para agosto foca aleitamento materno

- Publicidade -

02/08/2018 14h07

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno “Amamentação é a base da vida”, que vai até 7 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande programou diversas ações durante todo o mês para sensibilizar as mães e a população em geral sobre a importância da amamentação das crianças. Nesta quinta-feira (2), às 8 horas, acontece o “Mamaço” na UBSF Drª. Márcia Guedes de Sá Earp – Jardim Nova Lima.

Além deste evento, as áreas técnicas da Saúde da Criança e, Alimentação e Nutrição, ambas da Sesau, em parceria com o Comitê Estadual de Estímulo ao Aleitamento Materno e os Bancos de Leite Humano das maternidades referências da Capital (Hospital Universitário, Santa Casa, Maternidade Cândido Mariano, Hospital Regional) promoverão oficinas direcionadas aos Agentes Comunitários de Saúde nos dias 02, 03, 06 e 09 para sensibilização e capacitação sobre o tema.

Ainda durante todo o mês de agosto, as unidades básicas de saúde desenvolverão ações de educação e saúde em amamentação, entre pacientes e comunidades atendidas, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da amamentação e incentivar a doação de leite materno, bem como demonstrar que não há vergonha em amamentar em público.

A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempos de crise. Sem um ônus adicional sobre o rendimento familiar, a amamentação é uma maneira barata de alimentar crianças e contribui para a redução da pobreza.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada há 26 anos e, desde 2017 o “Agosto Dourado” foi oficializado como o período de intensificação das ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento.

Como essa temática já faz parte do calendário oficial de eventos, neste ano o desafio é promover uma grande ação para a futura geração, que será fundamental para a mudança da cultura atual do aleitamento materno em nosso país. A infância é a base, também, para a formação de uma cultura consciente, atuante e transformadora.

Serviço

Semana Mundial do Aleitamento Materno “Amamentação é a base da vida”

MAMAÇO – UBSF Drª. Márcia Guedes de Sá Earp – Nova Lima (R. Padre Antônio Franco, s/n)

Quinta-feira, 2 de agosto

8h

CG Notícias

Escreva aqui a legenda da foto

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-