22.8 C
Campo Grande

Após doações de sangue, voluntários devem tomar alguns cuidados

- Publicidade -

18/11/2017 09h46

Existem alguns mitos em relação à doação de sangue. Alguns dos mitos são que o doador pode engordar, que o sangue engrossa ou até mesmo dizer que o gesto não é seguro. Tudo isso não ocorre. Para ser um doador é preciso estar saudável, pesar acima de 50 quilos e ter de 16 a 69 anos. Menores de 18 anos necessitam da autorização dos pais ou responsáveis. O coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, conta que, após a doação, a pessoa deve ter alguns cuidados.

Flávio Francisco Vormittag, coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

“A pessoa deve beber bastante líquido, se hidratar bem, mas o próprio organismo, ao detectar essa doação, que são feitas em quantidades em que não dê problema ao doador. O organismo, ao detectar uma pequena baixa, automaticamente ele aumenta sua produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos para repor, isso é uma reação do organismo humano natural.”

Doar sangue frequentemente é fundamental para manter os estoques de sangue. Vale a pena citar que homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo de no máximo dois meses entre cada doação. Já as mulheres, até três doações por ano com pausa de no mínimo três meses entre cada doação. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/doesangue.

Agência do Rádio Mais – Ministério da Saúde, Governo Federal.

Notícias MS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-