20.8 C
Campo Grande

Campanha contra a gripe começa dia 24 na Capital

- Publicidade -

10/04/2018 08h17

A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2018 terá início no dia 24 abril e tem como meta imunizar 90% do público alvo. O cronograma de trabalho foi apresentado nesta segunda-feira (09) para gerentes, enfermeiros, técnicos e administrativos de unidades básicas (UBS) e de saúde da família (UBSF), da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande. O evento, que contou a com a presença do secretário da pasta, Marcelo Luiz Brandão Vilela, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Durante a reunião, o secretário Marcelo Vilela destacou a importância do empenho dos servidores para o sucesso da campanha do ano passado e a necessidade de respeitar e observar os critérios técnicos para que haja um melhor controle e transparência em todo o processo de imunização.

“Nós temos que ressaltar que os servidores são fundamentais em todo este processo e nós sempre dizemos que na saúde temos os mais capacitados e por isso temos a certeza de que a campanha deste ano será tão satisfatória quanto a do ano passado”, ponderou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros, explicou como a Campanha irá funcionar na Capital e destacou a importância do Dia Nacional de Mobilização. “O Dia D está programado para acontecer no dia 12 de maio e precisamos sensibilizar a população sobre a importância de vacinar as pessoas do grupo elegível, pois são elas que correm mais riscos de contrair a doença na sua forma grave”, explico.

Além das estratégias de vacinação apresentadas, foi destacado que o Plano de Contingência Municipal de Enfrentamento da Influenza 2018-2022 que está em fase de conclusão. Esse cronograma tem como objetivo proteger a saúde da população contra influenza, manter a vigilância ativa com permanente análise da situação de saúde da população, articuladas num conjunto de ações que se destinam a controlar determinantes de riscos e danos à saúde e reduzir a disseminação de vírus potencialmente pandêmico e a sua morbimortalidade.

A quantidade de doses enviadas para Campo Grande é determinada pelo Ministério da Saúde, que ainda não informou qual o total será disponibilizado para a Capital. O encerramento da Campanha está previsto para 01/06.

O Trailer de Vacinação na Praça Ary Coelho funcionará entre os dias 28 de abril e 18 de março, exceto domingo, nos mesmos moldes que ocorreu no ano anterior, bem como em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF), totalizando 67 locais de vacinação (66 UBS/UBSF e o trailer).

Público Alvo

A meta de vacinação é de 90% do público alvo, que é: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas, trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade. A vacinação do grupo de pessoas portadoras de doenças crônicas deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-