24.8 C
Campo Grande

Campanha de hanseníase e geo-helmintíases será lançada em escolas da reme

- Publicidade -

06/04/2018 17h34

Parceria entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a Semed (Secretaria Municipal de Educação) irá beneficiar pelo menos 72.511 mil alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) na faixa etária entre cinco e 14 anos, que serão atendidos, a partir da próxima segunda-feira (9) pela 5ª Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíases.

O lançamento acontecerá às 8 horas, na escola “Professora Lenita de Sena Nachif”, localizada no bairro Jardim Centro-Oeste. A ação acontecerá até junho e busca fortalecer as estratégias no âmbito escolar para promover a melhoria do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento das doenças consideradas em eliminação como a hanseníase e as verminoses. A campanha é preconizada pelo Ministério da Saúde em concordância com a Organização Mundial da Saúde.

Além de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase, proporcionando esclarecimentos sobre a cura, proteção e auxilio na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o tratamento imediato, a meta também é reduzir a carga parasitária de geo-helmintíase.

Para isso, serão realizadas ações educativas, como a entrega de folder sobre as doenças para os professores ministrarem aula; preenchimento de ficha de autoimagem sobre a hanseníase e entrega da carteira de medicação com administração do medicamento Albendazol, para o tratamento coletivo das geo-helmintíases. Todas estas ações são realizadas por técnicos da Sesau.

Até a próxima sexta-feira (13) ocorrerá a mobilização nas escolas, onde os professores irão trabalhar os temas em sala de aula com o folder explicativo e receberão a ficha de autoimagem da hanseníase e o informativo aos pais. Estes formulários serão preenchidos pelas famílias e retornarão a escola.

No documento são preenchidos os sinais e sintomas sugestivos de hanseníase, bem como, sobre o histórico familiar da doença. Na presença de lesões sugestivas, o agente comunitário de saúde da unidade de saúde próxima à residência do escolar entregará o encaminhamento com local, data e horário agendado para exame médico, onde poderá ser confirmado o diagnóstico de hanseníase, com início imediato do tratamento.

O informativo aos pais é um termo de consentimento que o pai deve assinalar se aceita ou não aceita que o escolar seja medicado com o albendazol (verminoses) e se pode ser avaliado para identificar a hanseníase.

As doenças

No Brasil a hanseníase ainda persiste como problema de saúde pública, sendo que Mato Grosso do Sul é o 12º estado brasileiro com maior coeficiente de detecção de casos novos em todo país e o 20º no que se refere ao coeficiente de detecção de menores de 15 anos.

A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito e distribuído na rede pública de saúde.

Já as verminoses, se não forem tratadas, contribuem com a redução no desenvolvimento físico e mental da criança, além de apresentar uma diversidade de quadros que incluem diarréia, dores abdominais, inapetência, perda de peso, até complicações como a formação de granulomas e processos obstrutivos que exigem intervenção cirúrgica.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-