18.8 C
Campo Grande

Campanha de Vacinação Contra a Gripe continua até dia 15

- Publicidade -

04/06/2018 12h14

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul, estendeu o prazo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza – A até 15 de junho.

As vacinas continuarão disponíveis à população em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em todas as unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e na sala de vacinas do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Essa Campanha de Vacinação foi lançada em 23 de abril e teve como “Dia D”, dia nacional de mobilização, o dia 12 de maio, e iria terminar em todo o Brasil, na sexta-feira (1º de junho).

Como informou o Ministério da Saúde, nesta campanha foram imunizadas 35,6 milhões de pessoas, o equivalente a 66% do público-alvo que precisaria ser vacinado, ou seja, as pessoas que formam os grupos de risco e os grupos prioritários.

O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inclui os idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores e professoras, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, servidores do sistema prisional e doentes crônicos mediante apresentação da receita médica para a vacina.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento, o público-alvo com maior cobertura da vacina são as puérperas (78%), seguido por pessoas idosas (75%), professores e professoras (73%), trabalhadores da Saúde (71,6%), gestantes (55%) e, infelizmente, o índice de vacinação de crianças ainda está abaixo da metade (49,7%).

Conforme relatos do Setor de Imunização da SMS, em Três Lagoas, o total de pessoas dos grupos prioritários de risco, que precisam ser vacinadas é de 23.391.

Desse total, até sexta-feira, dia 25 de maio, apenas 13.030 pessoas haviam sido vacinadas contra a gripe, o correspondente a uma cobertura de 55,71%.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que sejam vacinadas, pelo menos, 90% do total da população de risco, ou seja, mais de 21 mil pessoas.

Os profissionais da Saúde reconhecem que a imunização contra a gripe, por meio da vacina, continua sendo a principal prevenção para não contrair a doença.

ALERTA

O alerta do Ministério da Saúde é que, neste ano, já foram registrados 2.088 casos de Gripe Influenza-A em todo o País e 335 pessoas, incluindo um paciente de Três Lagoas, morreram em decorrência da doença.

Das pessoas que faleceram, segundo os diagnósticos das causas divulgadas pelo Ministério da Saúde, 70% possuíam ao menos algum fator de risco, como idosos acima de 60 anos, cardiopatas, pneumopatas e pessoas com diabetes mellitus.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-