32.8 C
Campo Grande

Campanha Nacional de Multivacinação e vacina contra Pólio começa em agosto

- Publicidade -

26/06/2018 12h56

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas (SMS), por meio da Coordenação do Setor de Imunização, informa aos pais e ou responsáveis de crianças de até cinco anos de idade, que estará acompanhando o calendário anunciado pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Multivacinação/2018, incluindo a vacina contra a Poliomielite.

Como foi anunciado pelo Ministério da Saúde, no dia 15 deste mês de junho, devido ao aumento registrado de casos de poliomielite, identificados na Venezuela, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil deve ocorrer no período de 6 a 24 de agosto em todo o território nacional.

Além da específica vacina contra a paralisia infantil, as equipes de vacinação da SMS de Três Lagoas estarão também atualizando, se necessário, o calendário vacinal das crianças, seguindo o Programa Nacional de Imunização (PNI), “porque esta será uma Campanha Nacional de Multivacinação, onde estaremos atualizando a carteirinha de vacina, especialmente, das crianças de até cinco anos”, explicou a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Humberta Azambuja.

DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Conforme já foi definido pelo Ministério da Saúde, o “Dia D”, dia de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação, dando também atenção especial à vacina contra a poliomielite, será na véspera do Dia dos Pais, no segundo sábado do mês de agosto, ou seja, no dia 11.

Diante dos casos identificados na Venezuela, país que faz divisa com o Brasil e com altos índices de imigração na fronteira com o estado de Roraima, o Ministério da Saúde também enviou nota de alerta às Secretarias Estaduais de Saúde e Municípios sobre a importância de alcançar metas de cobertura vacinais iguais ou superiores a 95% da população estimada de crianças dessa faixa etária.

Segundo consta na referida nota do Ministério da Saúde, esta campanha de “vacinação é de extrema importância para manter o País livre da circulação do pólio-vírus”.

O último caso de infecção pelo pólio-vírus selvagem no Brasil ocorreu em 1989. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que três países ainda são considerados endêmicos para a doença, o Paquistão, Nigéria e Afeganistão.

O calendário vacinal de imunização contra a paralisia infantil, adotado pela SMS de Três Lagoas, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, é composto por três doses da vacina inativada (injetável), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade da criança. Aos 15 meses e aos 4 anos, a criança recebe também as doses orais da vacina, a popular “gotinha”.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Foto:Ilustração/Agência Brasil

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-