23.8 C
Campo Grande

Crianças de até cinco anos começam a ser vacinadas contra sarampo e poliomielite

- Publicidade -

01/08/2018 14h06

Crianças de Três Lagoas, com idade entre um ano e menores de cinco anos, devem ser vacinadas contra a poliomielite e sarampo. Para isso, pais ou responsáveis devem levar as crianças à unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), mais próxima de sua residência, para receber as vacinas, no período da Campanha Nacional de Vacinação.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, está participando da Campanha Nacional de Multivacinação, a ser iniciada nesta segunda-feira (6) em todas as Unidades Básicas de Saúde.

A campanha do Ministério da Saúde irá estender-se até dia 31 de agosto e o “Dia D”, dia de mobilização nacional de vacinação foi agendado para o dia 18, um sábado, quando haverá vacinação em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 17h, em regime de mutirão.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme vem sendo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que, em Três Lagoas, a população nessa faixa etária seja de 6.531 crianças, que precisam ser imunizadas contra o sarampo e a poliomielite.

A campanha de vacinação deste ano pretende imunizar todas as crianças dessa faixa etária, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Mesmo que a Carteirinha de Vacinação esteja em dia, ou seja, a criança tenha sido imunizada nas devidas datas com todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), os pais ou responsáveis devem levar as crianças aos postos de saúde, levando a Carteirinha de Vacinação, para receber mais um reforço contra essas doenças.

ALERTA

O Ministério da Saúde vem alertando a população sobre doenças, já erradicadas no Brasil e que voltaram a ser motivo de preocupação entre as autoridades e profissionais da Saúde.

Baixas coberturas vacinais, registradas nas últimas campanhas, passam a ser “uma luz vermelha” de alerta sobre o perigo do retorno dessas doenças, como avalia o Ministério da Saúde.

Segundo relatórios divulgados recentemente, houve registro de 822 casos confirmados de sarampo, sendo 519 no Amazonas e 272 em Roraima. Ambos os Estados têm ainda 3.831 casos em investigação. Casos considerados isolados foram confirmados em São Paulo (1), no Rio de Janeiro (14), no Rio Grande do Sul (13), em Rondônia (1) e no Pará (2). Dados do Governo Fderal, por meio do Ministério da Saúde, mostram que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal contra a pólio abaixo de 50%.

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em algumas partes do Mundo, o sarampo ainda é uma das principais causas de morte entre crianças menores de 5 anos de idade.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o País enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.

POLIOMIELITE

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Com informações do portal Agência Brasil

Fonte: Diretoria de Comunicação

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-