Da feira a empresas, ações aproximam e oportunizam acesso aos serviços de saúde

15/12/2018 07h41
CG Notícias CG Notícias

Durante todo o mês de dezembro, as 68 unidades básicas de saúde de Campo Grande têm intensificado as ações de prevenção e promoção à saúde voltadas ao combate e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS) e HIV, em alusão a campanha Dezembro Vermelho. As chamadas ações "extramuro" oportunizam o acesso aos serviços de saúde aos cidadãos que eventualmente não têm o hábito de procurar a unidade de saúde.

Nos bairros, as ações são executadas pelas equipes das unidades básicas de saúde que percorrem desde espaços públicos ao comércio local. Nesta sexta-feira (14) foram realizadas ações nos bairros Iracy Coelho, Maria Aparecida Pedrossian e no distrito de Rochedinho.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, além do caráter educativo, as ações "extramuros" são extremamente importante pois atinge um público totalmente distinto ao que habitualmente utilizam a rede de saúde pública o que, por sua vez, facilita o acesso.

"O objetivo é exatamente atender esse paciente que não está na unidade de saúde. No caso das ISTs, por exemplo, muitos não têm nem mesmo o diagnóstico o que, inclusive, traz prejuízos no tratamento. Desta forma, levando este serviço ao público, aproximando o serviço de saúde destas pessoas, nós conseguimos uma efetividade maior", ressalta.

As equipes das unidades determinam as datas para cada ação em parceria com o Conselho Local de Saúde e tem autonomia para realizar a atividade dentro do espaço da unidade, em escolas, empresas ou praças. As ações contam com a distribuição de material informativo e de preservativos. Em alguns casos, as unidades oferecem a testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C.

Abaixo segue cronograma de ações previstas

 
 

Envie seu Comentário