21.8 C
Campo Grande

Dezembro Laranja: Campanha reforça cuidados que deve ter contra o câncer de pele

- Publicidade -

02/12/2017 08h40

A consultora técnica Sandra Tiné procurou um dermatologista para tratar algumas manchas na pele que a incomodavam. Para a surpresa dela, esses sinais eram um câncer de pele. Como foi descoberto logo no início, o tumor foi tratado de forma simples. Sandra acredita que está curada graças ao diagnóstico precoce e reforça a importância da prevenção.

“Só a partir dai entendi a importância de que a gente se previna, tenha cuidados como a proteção da pele, a exposição ao sol, os cuidados com o creme protetor da radiação solar. E a partir de então eu tenho procurado não me expor muito ao sol”.

O Instituto Nacional do Câncer estima que, a cada ano, sejam diagnosticados mais de 176 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. A doença pode acometer pessoas de todas as idades e tipos de pele. Mas, a principal causa é a exposição exagerada ao sol. A dermatologista Christiana Modenese dá dicas sobre os sinais da doença.

“O câncer de pele ele se apresenta de diferentes maneiras na pele. Pode ser uma pintinha escura, ele pode ser uma bolinha avermelhada, ele pode ser uma cicatriz mais funda que a pessoa não tinha antes e que de repente ali no dorso do nariz começou a aparecer uma cicatriz mais fundinha. Então é importante que as pessoas estejam se auto examinando”.

A prevenção a raios solares e a visita ao dermatologista, ao menos uma vez por ano, são as principais formas de prevenção. É o que alerta a campanha Dezembro Laranja, que busca durante todo o mês, informar as pessoas sobre os perigos do câncer de pele e como evitá-lo. Fique atento!

Agência do Rádio Mais – Reportagem, Erika Braz

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-