21.8 C
Campo Grande

Doar sangue é seguro e ajuda a salvar vidas

- Publicidade -

19/11/2017 09h30

Doar sangue é importante e ajuda a salvar vidas. Quem tiver interesse em ajudar os estoques de sangue deve ter entre 16 até 69 anos, estar saudável e pesar acima de 50 quilos. De acordo com o coordenador geral de Sangue e Hemoderivados, Flávio Francisco Vormittag, muitas pessoas não doam por medo ou até mesmo por ter receio com o procedimento realizado. Flávio explica como são feitas as doações e afirma que ocorrem de maneira segura.

Francisco Vormittag, coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

“O procedimento da doação é muito seguro para o doador. Durante a entrevista que antecede à doação, é importante que ele seja muito honesto e sincero, porque isso é muito importante, no sentido de dar muita segurança a esse sangue que está coletado. Agora, também nessa entrevista, se avalia a condição do doador. Se houver qualquer problema, se detecta qualquer situação que possa ser prejudicial para o doador, ele certamente vai ser informado e vai ser encaminhado para um eventual tratamento, se for necessário. Então o que eu digo aqui é o seguinte: queria convidar a todos os brasileiros que tenham essa atitude generosa para doar o sangue para uma pessoa necessitada. Sempre importante que a gente consiga fazer isso de uma maneira generosa, até porque, um dia é diferente do outro. Hoje a gente está doando, amanhã é possível que a gente esteja precisando.”

Doar sangue é um ato de solidariedade ao ser humano. Uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Francisco Vormittag alerta ainda que a maior luta é para que o doador torne esse desse gesto frequente na sua agenda, tornando-se fidelizado.

Agência do Rádio Mais

Notícias MS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-