23.8 C
Campo Grande

Equipe do Castramóvel passa a atender no estacionamento da ESF Nova Três Lagoas

- Publicidade -

05/02/2019 21h47

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Setor da Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, iniciou o atendimento na unidade móvel de saúde animal, mais conhecido como “Castramóvel”, na manhã desta terça-feira (05).

O atendimento aos donos de cães e gatos para castração, vacinação antirrábica e distribuição de vermífugos, se houver necessidade, está sendo realizado no pátio do estacionamento da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Nova Três Lagoas, no horário das 7h30 às 12h30, de terça-feira a sexta-feira.

A castração de cães e gatos, somente de machos, com idade acima de seis meses, deve ser previamente agendada pelo dono do animal, que receberá todas as orientações devidas sobre os procedimentos que devem ser tomados, antes e depois da cirurgia de castração, que ocorre somente até às 11h, como explicou o coordenador do CCZ e responsável pelo Castramóvel, médico veterinário Everton Ottoni.

“Deveremos permanecer neste local por duas semanas. Se houver necessidade, ficaremos por mais tempo. Tudo depende da procura pelos serviços que estamos oferecendo”, comentou Ottoni.

Além dos procedimentos de atendimento à saúde dos animais domésticos de estimação, que se restringe especificamente à castração de cães e gatos, a equipe do CCZ, com a participação de alunos estagiários de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas AEMS também vem realizando intenso trabalho de conscientização sobre a posse responsável de cães e gatos.

“Este é um trabalho que vem sendo comentado e aplaudido pela maioria da população de Três Lagoas, principalmente, pela educação e atenção de todos que trabalham no Castramóvel. Só tenho escutado elogios”, comentou a moradora do Novo Ipanema, Neuza Medina.

Ela estava na fila de agendamento, na manhã desta terça-feira, para marcar a castração do seu cãozinho, de idade presumida “de pouco mais de um ano, mas muito agitado”, contou Neuza., que também possui na sua casa duas cadelinhas e um outro macho.

“Esta iniciativa da Prefeitura de Três Lagoas é uma bênção para a saúde dos nossos animaizinhos e também da população, com a prevenção de doenças”, comentou.

RESULTADOS

A equipe do Castramóvel, em 2018, percorreu vários bairros da Cidade, começando pela Escola Municipal “Marlene Noronha Gonçalves”, onde permaneceu por mais de 30 dias.

Em seguida, o Castramóvel esteve estacionado para atendimento à população nos pátios das Escolas Municipais “Olyntho Mancini” e “Eufrosina Pinto”.

No ano passado, a equipe esteve também no Centro de Educação Infantil – CEI “Andréia Martinez Tabanez” (Residencial Novo Oeste), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (CRASE) “Coração de Mãe” e no SCFV para Idosos do Centro de Convivência “Tia Nega”.

No total, como informou Ottoni, foram castrados 527 animais de estimação, sendo 311 cães e 261 gatos.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-