19.8 C
Campo Grande

Estoques de sangue reduzem drasticamente no carnaval

- Publicidade -

08/02/2018 19h42

Durante as festas de final de ano, férias e feriados como o carnaval, os estoques de sangue reduzem drasticamente. Isso acontece devido a diminuição das doações de sangue nas unidades de coleta. Os doadores possuem uma mudança de rotina nesses períodos, o que acaba refletindo nos estoques.

Também aumenta nesses períodos a necessidade de sangue, plaquetas e hemoderivados, geralmente, é no deslocamento dos cidadãos que acontecem um elevado número de acidentes nas estradas do país, além de um aumento de internações hospitalares, o que leva os hospitais a buscarem mais bolsas de sangue.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicita apoio a todos os foliões para que antes de sair para a festa façam a sua doação de sangue na unidade de coleta mais próxima, exercendo, assim, a cidadania e amor ao próximo, que é papel de todos.

Ao gestores municipais, a CNM orienta a realizar o chamamento da população através das mídias sociais, dispondo de informações sobre a localização das unidades de coleta, transporte para os doadores, horários de funcionamento e contato para dúvidas.

Quem pode doar sangue?

Todas as pessoas saudáveis com idade entre 18 e 65 anos e peso mínimo de 50 kg. Para doar sangue é necessário NÃO estar em jejum e obedecer a intervalos de tempo entre uma doação e outra. São dois meses de intervalo para homens e três meses às mulheres.

CNM

Agência Brasil

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-