18.8 C
Campo Grande

Farmácia da unidade de ESF Santo André é entregue à população

- Publicidade -

06/04/2018 22h29

As famílias que residem no Bairro Santo André, Jardim Novo Aeroporto, Jardim Dourado, Santa Lourdes, Jardim das Paineiras e adjacências, desde a manhã desta sexta-feira (6), podem contar com um novo serviço de atendimento à saúde da população de Três Lagoas.

Esses são os bairros da área de abrangência da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Santo André, onde o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, inaugurou a farmácia, em solenidade que contou com a presença do vice-prefeito Paulo Jorge Salomão; secretária de Saúde, Angelina Zuque; secretário de Desenvolvimento Econômico, José Aparecido de Moraes; secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, e os vereadores Sargento Rodrigues e Luiz Akira, entre outras autoridades, servidores e moradores usuários desta unidade de Saúde.

Esta é a segunda farmácia entregue em 2018 pela gestão do prefeito Angelo Guerreiro à população. Em janeiro, foi entregue a farmácia da ESF Interlagos. Em 2017, foram implantadas três novas farmácias: Clínica da Mulher, ESF Maristela e ESF Jupiá, totalizando cinco farmácias entregues à população, em apenas 15 meses da atual gestão.

Na gestão passada, esse serviço ficou restrito apenas a algumas Unidades de Saúde, denominado de “polos farmacêuticos”, seis na sua totalidade, ou seja, nas farmácias do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS São Carlos, EACS Santa Luzia, EACS Vila Alegre, Clínica da Criança e na unidade ESF Paranapungá.

Na grande área de abrangência da ESF Santo André, coordenada pela enfermeira Lígia Maria Pace Zanqui, são 18 micro áreas, atendidas por duas equipes de Agentes Comunitários de Saúde, que visitam periodicamente 2,7 mil famílias, o equivalente a uma população estimada em torno de 11 mil pessoas.

FARMÁCIA FAZIA FALTA

Como expressou a coordenadora da ESF Santo André, “a gente sabe o quanto a farmácia fazia falta e como a população agradece”, disse a enfermeira Lígia, ao apresentar a farmacêutica Luciana Alonso Thomé, que atenderá de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13 às 17h.

“Fiquei triste quando tiraram a farmácia daqui e tinha que deslocar-me até o Paranapungá para pegar os medicamentos. Isso foi muito difícil. Só temos que agradecer”, manifestou a moradora e usuária da ESF Santo André, Laura Helena.

Como ressaltou a secretária Angelina Zuque, “estamos hoje cumprindo mais uma determinação do prefeito Angelo Guerreiro, no cumprimento do compromisso de priorizar a saúde da nossa população”, disse.

“Graças à dedicação, competência e esforços das nossas equipes e com o apoio que recebemos do nosso prefeito, a Saúde de Três Lagoas vem conquistando níveis de referência de qualidade em todo o estado de Mato Grosso do Sul”, observou Angelina Zuque.

15 MESES DA ATUAL GESTÃO

Em seu pronunciamento, o prefeito de Três Lagoas observou que, “em 15 meses, não conseguimos realizar milagres, mas conseguimos grandes obras, entre elas a principal que é o de estarmos conseguindo a melhoria da qualidade de atendimento à saúde da nossa população”, disse.

Angelo Guerreiro observou que, “a importância maior do nosso trabalho é o de estarmos com os pés no chão, para não sermos tachados de mentirosos ou falsos profetas”, avaliou.

“Ainda não conseguimos restaurar tudo o que pretendemos, mas, gradativamente, estamos conseguindo melhorar muita coisa, a exemplo dos remédios nas farmácias das nossas unidades de Saúde. No início tínhamos apenas 25%, passamos para mais de 70% e hoje podemos afirmar que temos mais de 85% dos medicamentos nas nossas farmácias. Não atingimos 100% porque não depende só de nós”, observou o prefeito de Três Lagoas.

“Graças aos nossos profissionais da Saúde e das demais áreas da administração municipal, que se preocupam com as pessoas que atendem, posso dizer que estamos caminhando bem”, ressaltou Angelo Guerreiro.

CLIMATIZAÇÃO DAS UNIDADES

Ao relatar as principais obras já realizadas e algumas em andamento, como as reformas e ampliação de 16 escolas municipais e a pintura geral de cinco unidades de ensino, assim como processo de aquisição de cinco novas ambulâncias (duas para o SAMU e três para remoção de pacientes), o prefeito anunciou também que já “assinamos a autorização de compra de aparelhos de ar condicionado para as unidades de Saúde”.

Segundo o prefeito de Três Lagoas, “todas as nossas salas de recepção e acolhimento da população nas unidades de Saúde deverão ser climatizadas”, garantiu o prefeito Angelo Guerreiro.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-