18.8 C
Campo Grande

Luz azul emitida pelo celular pode acelerar envelhecimento dos olhos

- Publicidade -

16/09/2018 10h18

O celular já se tornou indispensável para a rotina diária. Muitas pessoas usam o smartphone pra tudo, igual ao Hugo Carmelo:

A mania de celular já é tão grande que as pessoas nem sabem mais quanto tempo gastam por dia em frente à tela:

Mas passar tanto tempo assim em frente ao celular pode trazer problemas à saúde, inclusive dos olhos. Uma pesquisa divulgada pela revista científica norte-americana Nature revelou que a luz azul emitida pela tela dos celulares e computadores pode acelerar o processo de degeneração ocular.

O estudo desenvolvido pela universidade de Toleto, em Ohio, nos Estados Unidos concluiu que o excesso de exposição à luz azul, que antes era considerada inofensiva, pode gerar moléculas tóxicas capazes de acelerar o envelhecimento natural dos olhos.

A Maria Regina Xalita, professora na área de oftalmologia da Universidade de Brasília, explica os malefícios da exposição excessiva à luz de telas de telefones, computadores e tablets:

Como essas tecnologias são parte do dia a dia, a recomendação é tentar minimizar os danos. A cada uma hora de uso contínuo, é importante desviar o olhar para outro ponto do ambiente de trabalho por um minuto.

Isso ajuda a relaxar a musculatura que faz o foco de perto. Também é possível fazer óculos com lentes que filtram a luz azul, mesmo que a pessoa não tenha nenhum grau. Outra dica é limitar o uso dessas tecnologias para as crianças por no máximo meia hora.

EBC – Radioagência Nacional

EBC

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-