26.8 C
Campo Grande

Novos Agentes de Endemias de TL são capacitados para o exercício de suas funções

- Publicidade -

16/10/2018 17h07

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas (SMS), por meio da coordenação do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, iniciou o processo de capacitação funcional de uma nova turma de Agentes de Combate a Endemias (ACE).

É uma turma de 12 novos Agentes, que, oficialmente, tomaram posse de servidores públicos municipais, no dia 8 deste mês, no Centro Cultural Professora “Irene Marques Alexandria”.

A capacitação, iniciada na manhã desta terça-feira (16), na sede do Setor de Endemias e Controle de Vetores, na Rua Bom Jesus, número 1057, Bairro Vila Nova, deverá estender-se por duas semanas, contendo conteúdos de conhecimento teórico e treinamento prático, incluindo visitas de inspeção domiciliar, identificação e manuseio de armadilhas de mosquitos e outros assuntos, relacionados ao exercício da função.

“No primeiro dia, estamos mostrando como identificar as várias doenças que eles deverão ter como alvo no seu trabalho de prevenção junto às nossas famílias, como, Dengue, Leishmaniose, Zica vírus. Chikungunya e Febre Amarela”, resumiu o coordenador do Setor de Endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira.
“Em seguida, terão os conhecimentos básicos da biologia dos vetores que transmitem essas doenças, ou, seja, o conhecimento para identificar que tipo de insetos deverão ser combatidos”, mostrou Alcides.

“Serão conhecimentos fundamentais de Entomologia, que é uma área especializada da Biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, os animais e o meio ambiente”, sintetizou o coordenador da Saúde.

Os novos Agentes de Endemias terão ainda treinamento prático de técnicas de identificação e localização de criadouros e de como proceder no relacionamento com as pessoas, nas visitas domiciliares que realizarão periodicamente.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-