26.8 C
Campo Grande

Pesquisa da Unicamp revela os benefícios da jabuticaba para a saúde

- Publicidade -

17/12/2018 16h34

Típica do Brasil, a jabuticaba – além de saborosa, também proporciona saúde.

Foi isso que comprovaram os pesquisadores da Unicamp – Universidade de Campinas.

Camundongos envelhecidos foram submetidos a uma dieta com alto teor de gordura.

A esses animais foi dado o extrato da casca da fruta produzido em laboratório.

A coordenadora do projeto, a pesquisadora Valéria Helena Quitete, explica que os animais ao comerem o composto apresentaram, entre outros benefícios, a diminuição do ganho de peso e da gordura no sangue.

A pesquisadora conta que os resultados positivos se devem a grande concentração de compostos bioativos presentes no extrato da casca da jabuticaba. Essas substâncias interferem de forma positiva no metabolismo.

O extrato resultou em uma patente, que está em processo de licenciamento por uma empresa brasileira. A ideia é investir em um alimento funcional para a população.

Valéria ressalta ainda que não é só o extrato da casca que é fonte de saúde. Os bioativos também estão presentes na casca da fruta in natura. A diferença seria a quantidade. O composto produzido em laboratório é mais concentrado.

A pesquisadora explica ainda que não tem como calcular quantas frutas seriam necessárias para trazer os mesmos benefícios que o extrato.

Mas, se não é possível fazer este cálculo, uma coisa é certa: usando do bom senso o consumo moderado além de ser benéfico para a saúde e agradar o paladar, também pode ser feito sem culpa. Isso porque a jabuticaba é pouco calórica e rica em proteínas.

EBC – Radioagência Nacional

Pixabay

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-