26.8 C
Campo Grande

Prefeitura e Rotary Clubes promovem campanha contra poliomielite e sarampo

- Publicidade -

04/08/2018 08h09

O Rotary Club Três Lagoas, Rotary Club Cidade das Águas e a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vão promover durante todo o mês de agosto a campanha de conscientização à vacinação contra o sarampo e a poliomielite.

O objetivo dessa ação é divulgar à sociedade que as doenças não estão erradicadas, despertando assim, a atenção e responsabilidade dos pais e responsáveis, quanto à imunização das crianças de um a cinco anos de idade. Segundo os membros do Rotary Club de Três Lagoas e Rotary Club Cidade das Águas, o combate à pólio é um dos maiores projetos humanitários do Rotary Internacional, que desde 1985 desenvolve ações visando a erradicação da doença em todos os países, mesmo onde o acesso à saúde é precário.

“Ainda existem países, que desconhecem o risco dessa doença, não há campanhas de divulgação e prevenção. A pólio, também conhecida como paralisia infantil, voltou a ser preocupante através do recente surto de sarampo vindo da Venezuela, isso porque quase não se ouvia mais falar nessa enfermidade no Brasil”, explicam os Rotarianos.

Com isso, o Rotary Internacional iniciou a intensificação da campanha em todos os países e cidades onde existem Rotary Clubes, em Três Lagoas, contará com a parceria da Prefeitura para cumprir a campanha e conscientizar à sociedade quanto à doença. A causa também foi abraçada por outros segmentos da sociedade e conta com o apoio do Rotaract, Interact, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Ordem Demolay, Maçonarias, sindicatos, associações, Casa da Amizade e fraternidades.

Neste sábado (04), a partir das 8h, haverá uma mobilização na Praça Ramez Tebet com distribuição de material explicativo, faixas de divulgação e uma equipe de saúde orientando sobre os riscos da doença. Com essa ação, o Rotary espera ampliar a procura pela imunização nas unidades básicas de saúde do Município, que já conta com estoque da vacina.

Durante o mês, o Rotary e parceiros pretende fazer a divulgação nos bairros da Cidade, somando com a campanha nacional de multivacinação do Ministério da Saúde. Mesmo não tendo casos há muitos anos, a meta é imunizar 3.351 crianças contra sarampo e pólio em Três Lagoas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, houve registro de 822 casos confirmados de sarampo, sendo 519 no Amazonas e 272 em Roraima. Ambos os Estados têm ainda 3.831 casos em investigação. Casos considerados isolados foram confirmados em São Paulo (1), no Rio de Janeiro (14), no Rio Grande do Sul (13), em Rondônia (1) e no Pará (2).

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. Seus sintomas incluem febre alta e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Por isso, os infectados não devem ficar em contato com demais pessoas.

POLIOMIELITE

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A pólio pode causar paralisia e até mesmo a morte. A vacina continua sendo o único método de combate à doença.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-