23.8 C
Campo Grande

Público masculino doa sangue com mais frequência

- Publicidade -

18/11/2017 09h10

O Brasil conta atualmente com 1,8 por cento da população como doadora de sangue, o que representa cerca de três milhões e quinhentos mil moradores. O Ministério da Saúde estabelece uma meta de doadores que varia de um até três por cento da população. Entre esses doadores existe um segmento chamado de fidelizado. É aquele voluntário que doa sangue regularmente. Ele é essencial para manter os estoques de bolsas de sangue dentro da margem mínima aceitável e em condições de atender qualquer tipo de emergência, além dos casos normais do dia a dia. De acordo com o coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, o perfil do doador varia com relação à idade. A maioria das doações é realizada por homens.

Flávio Francisco Vormittag, coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

“Os doadores, de um modo geral, na média do Brasil, que não varia muito de região para região, é de maioria formada por homens, cerca de 60%, e 40% do sexo feminino. Em termos de idade o doador pode doar dos 18 aos 69 anos de idade. Ou seja, praticamente por toda a vida. Entretanto, nós vemos que entre os 18 e 29 anos são cerca de 40, 45% dos doadores. A partir daí, até os 69 anos, estão os outros 60, 65%. Então existe bastante espaço para aumentarmos as doações de pessoas acima de 29 anos, que até os 69 anos têm bastante tempo, mas as pessoas acabam diminuindo as doações. Isso precisa ser intensificado.”

Para doar sangue os interessados devem pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, estar saudável e vontade de ajudar a salvar vidas. Para menores de idade é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/doesangue.

Agência do Rádio Mais

Notícias MS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-