Saúde de Três Lagoas divulga lista dos Bairros onde passará carro do 'fumacê'

08/01/2019 11h11
Assessoria de Imprensa Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou a lista dos Bairros aonde vem sendo intensificado o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti com aplicação de inseticida.

A borrifação, popularmente conhecida por "fumacê", vem sendo feita, pela manhã e no início da noite, desde segunda-feira (07), e continuará nesta terça-feira (08), pela manhã e no início da noite, nos seguintes bairros: Jardim Primaveril, Jardim Mirassol, Morumby, Jardim Atenas, Jardim Primavera, Jardim Imperial, Osmar Dutra, Nossa Senhora das Graças, Jardim Angélica e Vila Piloto. A definição destes bairros para a sequência do processo de bloqueio químico, através da borrifação, levou em conta o critério do registro dos altos índices de casos notificados suspeitos de Dengue, nestas localidades.

Seguindo as Diretrizes Nacionais do Ministério da Saúde, no bloqueio químico, vem sendo usado o sistema de borrifação do produto Malathon, misturado com água e não inflamável, pelo sistema de bombas Ultra Baixo Volume (UBV), acopladas em veículos da frota da SMS.

A equipe de Promoção de Saúde e dos Agentes de Endemias da SMS orientam a população a abrir as portas e janelas de suas casas para que a borrifação obtenha resultados, eliminando as fêmeas dos mosquitos adultos, que costumam entrar nas residências nesses horários.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

O produto, usado pela Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS de Três Lagoas, seguindo as normas do Ministério da Saúde, não oferece perigo às pessoas, mas é necessário seguir orientações importantes para a obtenção de melhores resultados na eliminação dos mosquitos e também para evitar algum eventual dano às famílias ou aos animais de estimação.

É importante cobrir todos os alimentos e não os deixar expostos, pelo menos durante a borrifação até uma hora e meia depois. É recomendado também cobrir as gaiolas de passarinhos de estimação e aquários de peixes ornamentais.

É raríssimo, mas, se por acaso as pessoas apresentarem qualquer tipo de reação alérgica ao produto devem procurar imediatamente o médico.

Assessoria de Imprensa

 

Envie seu Comentário