30.8 C
Campo Grande

Saúde de Três Lagoas orienta trabalhadores a prevenir acidentes de queimaduras

- Publicidade -

23/02/2019 09h14

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio de iniciativa do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, promoveu palestra de orientação a trabalhadores, que operam maquinários de serviços de solda.

A palestra aos trabalhadores, entre eles, alguns vítimas de acidentes ocupacionais, foi no recinto do Plenarinho da Câmara Municipal, na noite de quinta-feira (21), com a presença da diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, bióloga Geórgia Medeiros de Castro Andrade, e da coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Maria Aparecida de Oliveira, acompanhada das técnicas em Saúde do Trabalhador, Darlene Ruiz Ferrari e Luciana Assi de Lima.

O encontro dos trabalhadores contou com a participação de palestras de orientação e prevenção do médico de Saúde do Trabalhador e Clínico Geral, Ricardo Trevisan Perez, e da sua esposa, a médica oftalmologista, Cinthia Santoro Storti Perez.

“Os dois atenderam prontamente ao nosso convite, sem qualquer ônus para a SMS, gentilmente nos ofereceram esta cortesia de suas experiências profissionais”, informaram Darlene e Luciana.

Esta ação educativa e preventiva dá continuidade às etapas de prevenção das ocorrências de casos de “queimaduras oculares”, decorrentes do uso de solda. Em 2018, o Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador foi merecedor de “Prêmio de Incentivo em Saúde do Trabalhador”, pelas ações e propostas de redução do número dessas ocorrências de queimaduras.
ACIDENTES PODEM SER EVITADOS

O médico do trabalho ressaltou que todos os acidentes de trabalho podem ser evitados. O mesmo lembrou a importância do comportamento seguro do trabalhador no ambiente de trabalho e do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) adequados a execução da atividade. Pediu para que os trabalhadores não coloquem sua saúde e vida em risco, que se tornem especialistas no que fazem e que trabalhem em equipe, sempre cuidando uns dos outros.

Já a médica oftalmologista explicou os tipos de Queimaduras Oculares e os riscos de cada um à saúde dos olhos. Cinthia orientou a sempre buscar atendimento profissional para obter um melhor prognóstico, e lembrou que a automedicação pode trazer prejuízos à saúde ocular.

“Foi um encontro onde tivemos também a participação de profissionais que atuam como serralheiros, soldadores, mecânicos, eletrônico. Porque, nosso objetivo foi sensibilizar e conscientizar esses profissionais quanto à importância da proteção individual e coletiva na realização de suas atividades”, ressaltou a coordenadora Maria Aparecida.

Assessoria de Imprensa

Escreva aqui a legenda da foto

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-