24.8 C
Campo Grande

Saúde de Três Lagoas usa bomba de fumacê para conter proliferação do Aedes aegyp

- Publicidade -

24/09/2018 23h13

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, iniciou ação de controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti com aplicação de inseticida em todas as ruas do Bairro Interlagos e parte do Bairro Lapa, no sábado (22).

Esta ação deverá continuar até quinta-feira (27), no período da manhã, nos horários das 5h às 8h e no final da tarde e à noite, no horário das 18h às 22h, seguindo as recomendações contidas nas Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue do Ministério da Saúde.

Borrifação vem sendo feita em quatro ciclos consecutivos no período da manhã e no final da tarde

Esta ação, usando equipamento pesado e acoplado sobre um veículo da SMS, para aplicação do inseticida contra os mosquitos, vem usando o sistema de borrifação do produto Malathon, misturado com água e não inflamável, pelo sistema de bomba Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido pela população como “fumacê”.

“Seguindo as Diretrizes do Ministério da Saúde para esta ação específica, a aplicação do fumacê será em quatro ciclos consecutivos, nos mesmos horários, para obtermos mais resultados na eliminação do mosquito Aedes aegypti”, explicou o coordenador de Endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira.

“A aplicação deste produto não possui efeito residual. Isso quer dizer que o efeito do inseticida não permanece por muito tempo. Por isso, é importante que as pessoas abram as portas e janelas de suas casas para que nosso trabalho obtenha resultados e elimine as fêmeas dos mosquitos adultos, que costumam entrar nas residências nesses horários”, lembrou o coordenador de Promoção da Saúde e também responsável pela ação de borrifação e bloqueio químico, Waldir José de Souza.
Após a aplicação em quatro ciclos, “será feita avaliação dos resultados no controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue”, comentou o coordenador Alcides.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

O produto, usado pela Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS de Três Lagoas não oferece perigo à saúde das pessoas, mas é necessário seguir orientações importantes para a obtenção de melhores resultados na eliminação dos mosquitos e também para evitar algum dano que possa ocorrer à saúde das pessoas e animais de estimação.

Como orientou Waldir, é importante cobrir todos os alimentos e não os deixar expostos, pelo menos durante a borrifação até uma hora e meia depois. Cobrir também gaiolas de passarinhos de estimação e aquários de peixes ornamentais.

No entanto, se a pessoa “apresentar qualquer tipo de reação alérgica ao produto deve procurar imediatamente o médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência”, recomendou o coordenador Alcides.

Esta “é uma forma emergencial de conter o avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypti, porque o ideal e o normal é que a população cuide constantemente nas ações de localizar e eliminar todo e qualquer criadouro nas suas casas e quintais”, recomendou o coordenador de Endemias.
Segundo informações da SMS, a medida se tornou necessária porque, aumentaram os casos notificados de dengue na região dos bairros Interlagos e Lapa.

“Recebemos o alerta da coordenadora da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Interlagos, enfermeira Fabrícia Tatiane da Silva Zuque Lemes, sobre o aumento do número de pessoas que procuraram a ESF com sintomas de dengue”, comentou Waldir.

Usa-se o fumacê como “último recurso de reduzir a população de mosquitos alados, pois o produto não mata as larvas, fica no ar por pouco mais de uma hora e meia e mata apenas os mosquitos que estão na área de alcance do inseticida”, completou o coordenador de Promoção da Saúde.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-