25.8 C
Campo Grande

Saúde promove ação preventiva do câncer bucal junto à população de Três Lagoas

- Publicidade -

01/11/2018 06h35

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe da Coordenação de Saúde Bucal, estará promovendo uma ação especial de exames, orientações e prevenção do câncer bucal, junto à população, na Praça Senador Ramez Tebet, na próxima terça-feira, dia 06 de novembro, das 8h às 16h.

Junto com a distribuição de material educativo, voltado para a prevenção das doenças da boca, dentição saudável, higienização adequada e constante, as equipes de Saúde Bucal da SMS estarão também atendendo à população no Trailer Odontológico, que deverá estar estacionado nesse local.

Como antecipou a coordenadora de Saúde Bucal da SMS de Três Lagoas, dentista Acácia Gimenez Barreto, a população terá oportunidade de exames de detecção precoce do câncer e orientações de como prevenir a doença.
O estado de Mato Grosso do Sul, conforme tem divulgado o Conselho Regional de Odontologia (CRO/MS), possui a quinta maior incidência de câncer bucal nos lábios e na cavidade oral.

É importante que “a população participe ao máximo desta ação que está sendo disponibilizada pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SMS e inserida na Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, oficialmente aberta nesta quarta-feira (31)”, comentou a dentista Acácia.

“Todos precisamos estar conscientes da importância do diagnóstico precoce do câncer e da necessidade de incentivarmos a prática da prevenção de doenças e de hábitos saudáveis de viver”, ressaltou a dentista da SMS.
Segundo alertam os profissionais de Saúde Bucal, a presença de vírus, como o HPV, sigla inglesa de Papiloma Vírus Humano, má alimentação e a má higiene e hábitos descontrolados de beber e fumar também facilitam a formação de algumas lesões bucais que resultam no aparecimento do câncer.

Segundo dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca foi um dos maiores responsáveis por óbitos registrados no Brasil, em 2014, em decorrência da doença.

Mato Grosso do Sul, graças às campanhas de Saúde Pública e participação ativa do CRO/MS, tem sido destaque nacional nas ações de prevenção e foi o primeiro Estado da Federação a realizar a Semana de Prevenção do Câncer Bucal.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-