26.8 C
Campo Grande

4 dicas para tornar sua casa multifuncional, mais prática e fácil de limpar

- Publicidade -

27/09/2016 16h26

Vai construir ou reformar a casa própria? Invista em projetos que a deixem mais prática e fácil de limpar

Por causa das mudanças na dinâmica das famílias modernas no que diz respeito à quantidade de tempo que gastam em casa, tanto para relaxar quanto para limpar, a arquitetura e o design residenciais tiveram que ser adaptados ao tamanho dos lares e à necessidade de economizar tempo para organizá-la.

Hoje, por exemplo, a porcentagem do dia passada em casa é extremamente reduzida (além de a contratação de empregadas domésticas ser menos comum); portanto, praticidade é a palavra-chave: com algumas dicas, será simples projetar e decorar o máximo de ambientes possível.

Casas menores

Ao comparar com as antigas, percebe-se que as residências construídas nos últimos anos ficaram cada vez mais compactas, parte pelo pouco espaço urbano vago, mas principalmente pela funcionalidade que elas oferecem, visto que os ambientes tornam-se multifacetados.

A vantagem de se ter casas menores é a quantidade de espaço disponível; engana-se quem pensa que ter mais espaço é melhor. Com cômodos versáteis, economiza-se espaço e a organização fica mais simples. Para aproveitar a área disponível, vale a pena pensar em suas necessidades e adaptá-las ao projeto: a fim de inspirar, existem sites, como este, com um amplo acervo que oferecem diversas sugestões de arquitetura e decoração.

Menos é mais

Em se tratando de simplicidade, ambientes mais limpos – com menos coisas – são os mais indicados: mobílias proporcionais e menos informação no espaço podem dar fluidez à passagem nos cômodos além de, na prática, existir menos coisas para serem limpas, o que torna a organização mais rápida.

Caso queira facilidade na arrumação, móveis pesados e robustos não são indicados, já que são difíceis de trocá-los de lugar e, por consequência, impossível de ter acesso a todos os lugares de forma simples na hora da faxina. Além disso, em relação ao visual, um layout mobiliário mais leve pode transmitir a sensação de limpeza sem precisar necessariamente estar na ordem perfeita.

O detalhe faz a diferença

Em relação à praticidade, cada minuciosidade conta na hora de limpar os ambientes, ou seja, até o acabamento do chão pode influenciar para que o espaço tenha ou não uma aparência poluída. Neste sentido, sabe-se que existem certos pisos e revestimentos que aumentam a percepção da sujeira.

É importante pensar em três fatores: uniformidade, pigmentação e tamanho; quanto maior e mais homogêneo forem os pisos, mais fácil também de se ver, por exemplo, poeira e pequenas manchas. A solução é escolher pisos mais lisos na textura, mais assimétricos no visual e com coloração, que não necessitam de manutenção constante. Outro fator importante é o tamanho, pois placas de piso maiores pedem menos rejunte, ou seja, facilitam a limpeza; vale investir em porcelanatos, laminados, mármores e granitos.

Otimização do tempo

Para facilitar ao máximo a organização e limpeza da casa, existem, por fim, certos bônus que são capazes de economizar tempo e poupar dinheiro com a conservação dos ambientes. O acabamento de bancadas, área de respingo e rodapés trazem não só uma estética melhor para o espaço, mas também impedem que móveis e pisos sejam danificados.

Outra dica importante, é impermeabilizar sofás, cortinas e tapetes, a fim de que se evite a absorção de líquidos pelo tecido, o que simplifica a limpeza e mantém a mobília em bom estado por um longo período.

Assessoria

Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-