As 5 maiores dúvidas sobre o aparelho ortodôntico

15/12/2018 13h23
Divulgação Assessoria Divulgação Assessoria

A ortodontia é o ramo da odontologia que estuda, previne e trata as imperfeições e desalinhos dos dentes humanos e dos ossos maxilares. Dentes desalinhados podem causar dores e também são mais difíceis de higienizar, causando muitas vezes problemas que acarretam na perda futura dos dentes. Além disso, a aparência também sofre impactos, afetando a autoestima dos pacientes.

No entanto, a correção é, muitas vezes, simples, e requer uma avaliação adequada do ortodontista, que determinará qual o tipo de aparelho ortodôntico a ser usado. Apesar de bastante comum entre os brasileiros, o uso do aparelho dentário ainda desperta diversas dúvidas. Reunimos abaixo cinco das principais questões acerca do seu uso!

1) Com até qual idade eu posso usar aparelho?

R.: não há uma idade limite para o uso do aparelho. A única diferença é que, entre crianças, adolescentes e jovens adultos o tratamento pode ser mais rápido do que em pessoas mais maduras. No entanto, até mesmo pessoas na terceira idade podem fazer o tratamento ortodôntico.

2) E a idade mínima para usar aparelho, qual é?

R.: cada caso será avaliado individualmente pelo especialista, que verificará a necessidade do uso do aparelho em cada paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia, a avaliação ortodôntica deve ser realizada a partir dos 7 anos de idade, mas, dependendo da gravidade do quadro, o tratamento pode ser iniciado antes.

3) Quem precisa usar aparelho ortodôntico?

Toda pessoa que tiver dentes tortos e desalinhados pode e deve visitar o ortodontista. Mesmo que os dentes sejam aparentemente alinhados mas existam problemas oclusais, como a mordida cruzada ou aberta, o aparelho também pode beneficiar o paciente.

4) Dói usar aparelho nos dentes?

R.: depende do tipo de tratamento realizado. O aparelho fixo tradicional pode causar dores e incômodos logo após a consulta de manutenção periódica, o que é completamente normal e natural, pois os dentes estão se movimentando. Se a dor for forte, o paciente pode pedir ao ortodontista a indicação de um analgésico. Já os aparelhos que utilizam tecnologias mais avançadas, como é o caso dos alinhadores, não costumam causar desconfortos.

5) O que é preciso para começar a usar aparelho?

R.: em primeiro lugar, é necessário fazer uma visita ao especialista, que fará uma análise detalhada da necessidade individual e dos hábitos do paciente. Depois disso, serão apresentadas as opções de tratamento para o caso, e então a decisão é tomada entre paciente e ortodontista.

Assessoria de Comunicação

 

Envie seu Comentário