18.8 C
Campo Grande

Atividades física e de relaxamento integram formação de professores

- Publicidade -

18/08/2018 14h13

Sair do ambiente escolar e guardar os livros e textos por pelo menos meio período para se dedicar a uma série de atividades físicas e de relaxamento em uma das áreas verdes mais belas da capital: o Parque das Nações Indígenas. Foi assim que a equipe de professores e assistentes do Ceinf Regina Vitorazzi Sebben, no bairro Nova Lima, passou a manhã desta sexta-feira (17).

Para incorporar elementos novos à formação continuada que acontece hoje em todos os Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (Reme), a diretora Lucivânia da Costa Silva sugeriu aos 24 profissionais que participassem de atividades ao ar livre com o objetivo de refletir sobre as ações em sala de aula e interagir com o grupo.

“Na correria do dia a dia nós esquecemos de cuidar da saúde mental e só lidamos com os problemas e tensões do trabalho. Este momento foi fundamental para reorganizar ideias. Não conversamos nada sobre o trabalho, apenas buscamos um relaxamento. Com certeza será de grande valor para o trabalho delas em sala porque quando estamos bem com nosso interior, isso reflete em nosso trabalho”, comentou.

Mas as atividades, ministradas pelo professor de Educação Física, Alex Aristimunho, não tiveram como foco apenas a descontração. El também organizou circuitos e caminhadas onde os profissionais puderam testar sua destreza motora.

A professora Adriana Alves Santos, da Pré-Escola, diz que a experiência foi útil, pois foi possível ter uma noção das emoções que os alunos da Educação Infantil sentem quando estão executando uma tarefa nova, um novo desafio. “Nós realizamos atividades que aparentemente são fáceis, mas na verdade são complexas e quando passamos alguma tarefa para a criança, temos que ter a sensibilidade de perceber que o novo representa um desafio para ela”, afirmou.

Para a professora Madalena Tereza Sales Martins de Oliveira, a possibilidade de dedicar alguns momentos do dia para o auto conhecimento terá reflexos positivos em seu trabalho. “O equilíbrio emocional é fundamental em qualquer profissão. As pessoas ao nosso redor sentem quando estamos felizes, melhora as relações”, pontuou.

No período vespertino, as ações prosseguiram no Ceinf, com uma roda de estudos sobre a utilização pedagógica dos diversos espaços da unidade e a forma de aproveitá-los melhor nas atividades direcionadas aos alunos.

Parada para reciclar

A gerente de Educação Infantil Nídia de Moura, explicou que periodicamente as unidades realizam um dia voltado às formações estudos. As atividades são elaboradas entre a gestão e coordenação e visam temas pertinentes à rotina de trabalho dos profissionais.

Cada unidade elabora seu planejamento de atividades, que mescla momentos de estudo, discussões sobre temas propostos e até exibições de vídeos.

As formações continuadas são utilizadas no cenário educacional como forma de garantir a qualidade da educação. Por meio dessas ações, os professores e gestores tornam-se mais capacitados para propor estratégias com a finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas em toda a comunidade escolar, além de fortalecer o processo pedagógico.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-