28.8 C
Campo Grande

Como evitar multas de trânsito?

- Publicidade -

18/01/2018 09h56

Segundo dados divulgados pelo Governo Federal em 2017, o excesso de velocidade liderou o ranking das infrações mais cometidas no ano (13 milhões de multas até setembro de 2017), repetindo os indicadores e números dos anos anteriores desde 2010. Dirigir sem cinto de segurança, avançar no sinal vermelho e estacionar em local não permitido figuram na lista das dez principais infrações no país.

O dia a dia intenso das grandes cidades pode ocasionar diversas distrações e descuidos que levam às multas e até mesmo podem causar acidentes graves. Algumas dicas podem ajudar a prevenir multas e garantir uma direção mais segura.
Evitando as multas
Nada de celular ao volante. Lance mão do sistema “hands free” do veículo, caso haja, ou deixe para ler e responder mensagens e atender o telefone apenas quando o carro estiver estacionado. Essa é uma infração gravíssima e pode ocasionar acidentes muito sérios.

O uso de recursos do próprio veículo pode auxiliar o motorista. O limitador de velocidade por exemplo é um aliado em momentos quando a cidade está mais vazia, como madrugadas e finais de semana, que podem levar o motorista a pisar mais fundo no acelerador. Modelos mais novos, como o Novo Aircross, da fabricante francesa Citroën, já contam com esse tipo de equipamento.

Não esqueça do cinto de segurança. Ele é que protege o motorista e os passageiros em caso de colisões, e deve ser usado em qualquer distância ou trajeto. Não utilizá-lo ao dirigir é infração grave.

Respeitar as sinalizações é essencial não só para evitar multas mas também para garantir a segurança do motorista, dos passageiros e também dos pedestres. Não ultrapassar o sinal vermelho, parar corretamente na faixa e trafegar dentro dos limites de velocidade, entre outras medidas indispensáveis.

Estes e outros cuidados aumentam a segurança na direção e evitam as temidas multas e pontos na carteira de habilitação.

Assessoria de Imprensa

Imagem: reprodução pixabay.com

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-