31.8 C
Campo Grande

Como limpar e conservar sua aliança?

- Publicidade -

17/01/2018 06h09

Tudo começa quando escolhemos a aliança de casamento perfeita e brilhante. A princípio, ela estará linda e reluzente, mas, ao usá-la diariamente, 24 horas por dia, é inevitável que a ação do tempo somada às atividades cotidianas acabem por afetar a aparência dourada e brilhante dela.

O ouro é um metal nobre, capaz de resistir à oxidação e durar por muito tempo. No entanto, tratando-se das alianças de ouro, devemos tomar alguns cuidados para mantê-las sempre bonitas, e, consequentemente, bem conservadas.

** Como limpar as alianças?**

Muitas pessoas ainda acreditam que o bicarbonato de sódio ou a pasta de dente são eficazes para fazer a limpeza não só das alianças de ouro, como de qualquer outra joia metálica, e isso é um tremendo engano. Na verdade, o que o bicarbonato faz é “lixar” a camada superficial da peça, removendo não só a sujeira como também a camada superficial dos metais, riscando, arranhando e desgastando as alianças.

Uma solução caseira e menos nociva é limpar suas alianças com uma solução de água e amônia. Mergulhe as alianças em uma panela grande, com meio litro de água morna e cinco gotas de amônia. Deixe a solução agir por um minuto e limpe as alianças com uma flanela macia ou camurça. Isso já será suficiente para remover a gordura corporal e outros resíduos da superfície externa e interna das alianças, principalmente se ela possui frisos.

ATENÇÃO: a amônia é um produto químico que deve ser manipulado com cuidado. Leia atentamente a embalagem e as recomendações do fabricante antes de usá-la.

Outra opção é mandar as alianças para serem polidas por um joalheiro profissional. O processo ajuda na recuperação do brilho e remoção de pequenos riscos e ranhuras, mas não é um processo que deva ser feito constantemente, pois também desgasta a camada superficial da aliança. Polir uma vez por ano é mais do que suficiente.

Conservação

Além da limpeza, o ideal para garantir a beleza do ouro das alianças é evitar situações de contato, como prática de esportes, aparelhos de ginástica, uso de ferramentas, ou mesmo expor sua joia aos produtos de limpeza, cremes e outros produtos para pele ou cabelo, ou mesmo o cloro das piscinas. É melhor tirar sua joia durante essas atividades e guardar em um lugar seguro.

Assessoria

Reprodução da Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-