23.8 C
Campo Grande

Como os suplementos podem ser aliados da dieta intermitente

- Publicidade -

14/05/2017 13h19

De acordo com especialistas, essa prática ajuda tanto a perder peso quanto a fazer um detox

Raphael Granucci

Você já deve ter ouvido falar da dieta intermitente: em academias ou revistas, ela é a dieta do momento. Não bastasse isso, ainda virou moda entre as famosas. A ideia é basicamente fazer jejum por períodos de tempo determinados – nada além disso.

De acordo com especialistas, essa prática ajuda tanto a perder peso quanto a fazer um detox, e é possível aliar os suplementos no período pós-dieta intermitente. O jejum também ajuda a regularizar os níveis de insulina no sangue; assim, alguns hormônios ficam com caminho aberto para queimar as calorias – entre eles, o cortisol e a adrenalina.

Nesse contexto, o uso de suplementos após o período de dieta intermitente pode trazer alguns benefícios quando feito com cautela. O corpo está apto a absorver e digerir mais rapidamente as substâncias depois do período em jejum. O funcionamento das substâncias complementares no organismo se dá de forma parecida ao período pós-treino.

**Cuidados na administração **

Estudos realizados nos Estados Unidos mostram que não é necessário comer de três em três horas – segundo eles, isso seria apenas um mito propagado socialmente. Nesse sentido, o jejum intermitente otimiza a perda de gordura e acelera o metabolismo.

A ingestão de alimentos é feita após um período de 12 a 23 horas. O processo de dieta intermitente mais comum inclui um jejum de 16 horas seguido pelo consumo de todas as refeições nas oito horas seguintes. Água, café e chá sem açúcar estão liberados.

Nesse caso, pode-se considerar o uso dos termogênicos, que são justamente à base de cafeína, chá-verde e óleos variados – como o de coco. Mas especialistas destacam que a ingestão desses complementos durante a dieta resultaria em um paradoxo, pois não se pode consumir substância alguma durante o período de jejum para obter os resultados esperados.

Outro detalhe é que a dieta intermitente sem orientação profissional pode levar, ela mesma, a uma deficiência de nutrientes. Ou seja, não adianta apostar em uma alimentação pobre em vitaminas, proteínas e minerais e tentar supri-la apenas com suplementos.

Esse tipo de dieta deve servir como aposta para perda de peso em um determinado período: antes de uma ocasião importante, como uma festa de casamento. Mas, no geral, a recomendação dos nutricionistas é seguir uma alimentação balanceada e complementá-la quando for necessário.

Colaboração de Raphael Granucci

Imagem enviada pelo colaborador

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-