17.8 C
Campo Grande

Concurso público: alternativa para quem busca oportunidades

- Publicidade -

16/02/2017 19h18

Concurso público: alternativa para quem está em busca de oportunidades de emprego

No Brasil, existe uma grande quantidade de concursos públicos

O número de pessoas que realiza concursos públicos aumentou bastante nos últimos anos. São homens e mulheres de todas as idades que buscam por empregos estáveis com excelentes remunerações. E além dessas vantagens, há outros elementos que contribuem para que as pessoas escolham trabalhar no setor público.

Por exemplo, trata-se de uma excelente oportunidade para o jovem que acabou de entrar no mercado de trabalho. Para os aposentados, trabalhar no setor público é uma forma de não ficar parado e ainda complementar o orçamento da família.

Muitas oportunidades em diversas regiões

No Brasil, existe uma grande quantidade de concursos públicos, os quais são promovidos em diversos estados, com salários e benefícios muito atrativos. Sem contar que boa parte das vagas oferecidas atingem todos os níveis de escolaridade, o que aumenta as chances de muitas pessoas encontrarem um novo emprego.
Um exemplo disso é o Concurso CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal). Com cargos para os níveis Médio e Superior, as remunerações ultrapassam os R$ 8 mil. Sabe-se que é um valor bem acima dos rendimentos que uma empresa do setor privado pode oferecer ao trabalhador.

Mas veja que não basta passar no concurso, é preciso ser chamado para a vaga e trabalhar por três anos consecutivos – período conhecido como estágio probatório – para que a tão sonhada estabilidade seja alcançada. Depois disso, o trabalhador só pode ser demitido caso cometa uma falta grave.

Chance igual para todos

Os jovens hoje encontram uma grande dificuldade de conseguir uma vaga de trabalho, isso porque muitos ou não têm nenhuma qualificação ou acabaram de se graduar. Há ainda os casos em que eles não possuem a experiência necessária exigida por uma empresa do setor privado.

Por outro lado, o mercado de trabalho rejeita muitos indivíduos acima dos 40 anos, por considerá-los velhos demais. E até mesmo o fator do sexo ou de uma deficiência física pode ser um impeditivo para conquistar uma vaga no setor privado, o que diminui as chances de conseguir uma recolocação para algumas pessoas.

Apenas determinados cargos podem ter restrição em relação à experiência, gênero ou deficiência. Em padrões gerais, os concursos públicos permitem que todas as pessoas com idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos possam concorrer à mesma vaga. Desta maneira, a seleção depende apenas da dedicação e do desempenho dos candidatos durante as provas.

Muito empenho para colher bons resultados

Apesar das inúmeras vantagens que o concurso público oferece, ele exige uma excelente preparação, já que cada vez mais pessoas buscam o setor público como uma alternativa para conquistar uma vaga de emprego ou recolocação no mercado.

Assessoria de Imprensa

Imagem enviada pela assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-