21.8 C
Campo Grande

Conheça os principais tratamentos para calvície e suas indicações

- Publicidade -

21/02/2018 12h02

Caracterizada pela perda excessiva de cabelo, a alopecia androgenética (calvície) é uma disfunção comum que acomete o couro cabeludo e atinge homens e mulheres. Ela é provocada pela predisposição genética do indivíduo e, dependendo da causa, os tratamentos indicados podem variar.

Abaixo, destacamos os principais procedimentos para a calvície e em quais casos eles são indicados. Confira!

Transplante capilar

O transplante capilar, conhecido por algumas pessoas como implante capilar, é um procedimento cirúrgico em que os fios do próprio paciente são transplantados na área calva. No transplante, o cirurgião retira folículos pilosos da área não atingida pela calvície e os transplanta na área afetada, onde ocorreu a queda permanente dos fios.

O tratamento por meio de procedimento cirúrgico é recomendado, principalmente, para pacientes que sofrem de calvície, uma disfunção que faz com que os cabelos caiam permanentemente. Por isso, antes de recorrer a essa alternativa, é imprescindível consultar um médico tricologista para ter o diagnóstico correto. Em alguns casos, a queda de cabelo é sintoma de outras doenças e, por isso, deve ser tratada de outra forma.

Nos casos em que a calvície foi diagnosticada precocemente, é possível realizar o tratamento clínico com o uso de medicação. Entretanto, quando o quadro apresenta unidades foliculares com os fios miniaturizados (mais finos) e atróficos (sem nascimento ou renovação dos fios) é possível que o paciente não responda ao tratamento com medicação. A partir daí, o transplante capilar passa a ser indicado.

É importante ter em mente que, para realizar o transplante, o paciente deve atender a alguns requisitos, como ter uma boa área doadora e idade suficiente. Cada caso é avaliado individualmente, e apenas um médico especializado pode dizer se o paciente está apto ou não ao procedimento.

Segundo o Dr. Fabrício Ribeiro, cirurgião especialista em transplante capilar e cirurgia plástica, “a principal indicação da cirurgia de transplante capilar é para a alopecia androgenética, porém ela pode ser realizada em outras situações, como: alopecia de tração (queda de cabelo decorrente da tração excessiva dos fios), cicatrizes no couro cabeludo, como em casos de neurocirurgia, traumas e queimaduras, transplante de barba e transplante de sobrancelha. Esse procedimento, no entanto, não deve ser realizado em pacientes com doenças inflamatórias do couro cabeludo, como alopecia areata, lúpus eritematoso, líquen plano pilar e outras”.

Finasterida

A Finasterida é uma medicação disponível sob a forma de comprimidos. Ela age como um inibidor específico da enzima 5-alfarredutase, que é responsável por transformar a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), hormônio causador da calvície.

O fármaco é indicado para o tratamento da calvície masculina quando o quadro é diagnosticado cedo e os fios ainda respondem a tratamentos clínicos. Ele pode ser utilizado isoladamente ou em conjunto com o Minoxidil tópico, de acordo com a indicação do médico responsável pelo caso. Dr. Fabrício afirma que este é o medicamento com melhor resultado isolado para tratamento da calvície.

Nos casos de calvície feminina, a Finasterida deve ser utilizada com cautela e apenas com indicação do especialista. Isso porque em mulheres em idade fértil e que já estejam grávidas, um dos possíveis efeitos colaterais é a feminização de fetos do sexo masculino.

Nos homens, o medicamento também pode apresentar efeitos colaterais, como reações alérgicas e diminuição da libido. Entretanto, o aparecimento de problemas em decorrência do uso do remédio é bem incomum.

Minoxidil

O Minoxidil é outro medicamento comum para o tratamento da calvície. Também é indicado para pessoas que diagnosticaram essa disfunção precocemente e cuja área atingida ainda responde ao tratamento clínico. Ele é de uso tópico, ou seja, é aplicado diretamente na área calva, e sua ação aumenta o fluxo sanguíneo das células capilares, oxigenando a área e ajudando no crescimento e na revitalização do cabelo.

Dr. Fabrício explica que “o Minoxidil além de ser utilizado para o tratamento da calvície pode ser utilizado para outras causas de queda de cabelo, como a alopecia areata. O mecanismo de ação está relacionado a sua ação vasodilatadora, o que melhora a circulação do couro cabeludo. Pode ser utilizado isolado ou em associação com a finasterida”.

Ao contrário da Finasterida, o Minoxidil pode ser usado por homens e mulheres, e seus efeitos colaterais (coceira, caspa e inflamação do couro cabeludo), na maioria das vezes, estão associados à aplicação exagerada do remédio.

Shampoo

O shampoo é um produto cosmético e não é considerado um tratamento para a calvície, entretanto, muitas pessoas o utilizam como um apoio. Dependendo da fórmula do produto, o shampoo ajuda a reduzir a quebra do fio, fortalecendo-o, mas não influencia na queda ou no crescimento capilar.

“A indicação de shampoos está relacionada ao controle do excesso de oleosidade do couro cabeludo. Nos casos de dermatite seborreica, por exemplo, é necessário um controle rígido da oleosidade, já que fases agudas desse problema podem levar à queda de cabelo”, finaliza Dr. Fabrício.

Antes de optar por qualquer tratamento para calvície, converse com um médico especializado e obtenha um diagnóstico preciso para a sua queda de cabelo.

Assessoria de Imprensa

Crédito: divulgação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-