23.8 C
Campo Grande

Cultura e turismo resgatam projetos culturais e promovem Campo Grande

- Publicidade -

28/01/2019 20h12

Resgatar projetos que dão oportunidade à diversidade cultural de Campo Grande, e ações que promovem e estruturam o setor turístico campo-grandense. Assim foi pautado ano de 2018 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e é por este mesmo prisma que o ano vindouro seguirá.

Além de ter reavivado e dado voz ao rock, samba, MPB, reggae e demais gêneros musicais, os projetos Só Rock no Horto e Som do Coreto, conhecidos da população desde anos anteriores, foram reformulados e mensalmente voltaram a ocorrer no teatro de arena do Horto Florestal e na Praça Cuiabá, respectivamente.

O início da feira de artesanato Mãos que Criam, nos altos da Afonso Pena, também entrou no circuito para redimensionar o trabalho artesanal dos talentos abrigados na Capital. A feira permanente era um anseio antigo dos artesãos. Tanto este projeto, como os mencionados acima vão continuar a ser realizados pela Sectur em 2019.

Os tradicionais Bailes dos CCIs (Centros de Convivência do Idoso), que contemplam o público da melhor idade, também ganharão continuidade, bem como o lançamento e recursos financeiros de novos editais do FMIC (Fundo Municipal Investimento Cultural) e Fomteatro (Programa Municipal de Fomento ao Teatro).

A valorização dos patrimônios culturais por meio do projeto de Educação Patrimonial, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que este ano levou alunos da Rede Municipal de Ensino para visitar, entre outros pontos de Campo Grande, as obras do Reviva Centro, estão previstos no planejamento. A organização da Violada no Museu José Antônio Pereira, é uma das metas a ser alcançada logo nos primeiros meses do ano.

Lançado em 2017, o Culturalmente, executado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), promete ser aliado dos pacientes dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) ano que vem. Mesmo já com grandes resultados, as ações que contam com aulas de dança, teatro seguirão ininterruptas.

Grandes e tradicionais eventos, como o Arraial de Santo Antônio em Campo Grande já começam a ser articulados e priorizados pela gestão da Sectur para que sejam realizados dentro do calendário de junho/julho de 2019. Iniciativas na Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza do Prado Bastos, no Horto Florestal, e no espaço da Plataforma Cultural, na Esplanada Ferroviária, estão no cronograma da pasta.

Turismo

Os próximos 365 dias serão de muitas expectativas para o Turismo. A realização da Mostra de Turismo e da feira de observação de aves Avistar – edição Campo Grande, abriu caminhos e preparou a pasta para receber em 2019 eventos que estimulam o setor e a economia.

A largada do Rally dos Sertões, o Wildfire 2019, Congresso SBPC e outros, são projetos que prometem promover e impulsionar Campo Grande. A divulgação da cidade, feita por meio de participação em importantes feiras de turismo que ocorrem Brasil a fora, permanecem na agenda.

A estruturação dos roteiros turísticos Rota Cervejeira Rota Aventura e Rota Birdwatching, além do material de divulgação como mapa turístico, vídeo promocional, confecção de banners e a reestruturação dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), bem como contratação de novos estagiários, padronização de uniformes, material de divulgação foram grandes realizações do ano.

Mais treinamentos e capacitações, além da conclusão de inventário para contratação de um portal turístico de Campo Grande, se encaixam na lista de prioridades da Sectur para os próximos 12 meses.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-