27.8 C
Campo Grande

Centro Cultural José Octávio Guizzo oferece aulas de capoeira

- Publicidade -

29/03/2015 04h46

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou com o Mestre Liminha, pelo telefone 9233-4249.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, através do Programa Educativo está com inscrições abertas para a oficina de Capoeira. As aulas são direcionadas para crianças a partir de seis anos, adolescentes e adultos, às terças, quartas e sextas-feiras das 19h às 20h30 e são ministradas pelo Mestre Liminha do grupo Ilê Camaleão.

A capoeira é a primeira manifestação cultural genuinamente brasileira. No entanto a maioria da população desconhece suas raízes, bem como a origem dessa arte. Tratada por alguns segmentos como esporte, outros como dança e até arte marcial, a capoeira pode ser classificada também como uma expressão folclórica devido ao seu conteúdo histórico de preservação de uma cultura que foi massacrada durante séculos no Brasil.

Apesar de ter sido discriminada e perseguida pela classe dominante, essa manifestação cultural conseguiu se manter viva graças ao movimento de lutas e resistência das comunidades negras, principalmente quilombolas, chegando aos dias atuais como expressão de força e determinação de um povo oprimido e muitas vezes privado de sua liberdade e dignidade.

“Atualmente a capoeira tem encontrado espaço em todas as camadas sociais por sua beleza e agilidade corporal. Sua prática faz bem à coordenação motora, estimula a circulação e a flexibilidade dos alunos e incentiva o convívio social”, explica Liminha.

O grupo Ilê-Camaleão existe desde 1990 e é um dos representantes de Mato Grosso do Sul nos encontros nacionais de capoeira, apresentando sempre sua arte de gingar e cantar ladainhas.

Serviço:

O curso vai até dezembro e as vagas são limitadas. O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou com o Mestre Liminha, pelo telefone 9233-4249.

Centro Cultural José Octávio Guizzo oferece aulas de capoeira

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-