27.8 C
Campo Grande

Estúdio contempla inclusão social com espetáculo ‘Sentidos’

- Publicidade -

30/10/2014 19h25

Estúdio Lisa Lima contempla inclusão social com espetáculo ‘Sentidos’

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3326-5897 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo

O Estúdio Lisa Lima de Dança do Ventre, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza no sábado (1º de novembro), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o espetáculo “Sentidos”. A duração aproximada é de 120 minutos e a classificação é livre.

O espetáculo, cuja temática é a inclusão social, homenageia a bailarina Isete Najla, de São Paulo. Isete teve o braço e o ombro esquerdos amputados aos 16 anos devido a um câncer. Teve que enfrentar todos os seus medos até se tornar professora de dança. “Esta é uma arte sensual, que usa muito os cabelos e os braços. Como o público encararia a minha deficiência? E, para piorar, eu ainda sou quase careca. “Então eu percebi que a dança vem de dentro para fora, que o importante desta arte é mostrar o que você está sentindo, não importa o seu corpo”, relata ela, que hoje, aos 37 anos, tem sua própria academia e vai se apresentar pela primeira vez em Campo Grande.

A professora Lisa Lima também oferece o espetáculo a todas as suas alunas, pois muitas são exemplos de superação. Lisa dá aulas no projeto social Tocando em Frente, no bairro Parati, que oferece a dança do ventre gratuitamente a alunas que não teriam acesso a esta arte milenar de outra maneira. “Minhas alunas são de todas as classes sociais, de todas as idades e tipos físicos. Todas as pessoas são capazes, independente do corpo físico e das possíveis limitações”, afirma.

O espetáculo terá intervenções teatrais com a participação da própria professora e coreógrafa Lisa Lima. Elas serão traduzidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela pedagoga e especialista em deficiência auditiva e mental, Elizete Cardoso, que trabalhou por 11 anos com deficientes auditivos no Ceada (Centro de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação). Ela também é aluna da bailarina Lisa e vai se apresentar com uma coreografia no espetáculo.

O Estúdio Lisa Lima convida todas as pessoas, com ou sem necessidades especiais, a prestigiar “Sentidos”. O teatro Aracy Balabaniam possui elevador adaptado para facilitar o acesso a cadeirantes e pessoas com deficiência. A tradução em Libras também possibilita o melhor acompanhamento do enredo do show pelos portadores de deficiência auditiva.

O espetáculo terá a participação especial do bailarino Faruk Jawad, de Campo Grande. Tem direção e coreografia de Lisa Lima, iluminação e sonoplastia de Petre Mandaji, cenografia de Nilsa Leite, pesquisa e assessoria de comunicação de Karina Lima.

A Companhia de Dança Lisa Lima foi fundada em 2003 pela professora, coreógrafa e terapeuta ocupacional Lisa Lima, que trabalha a dança do ventre de forma terapêutica utilizando também técnicas teatrais. A Cia. iniciou suas produções atuando em diversas peças teatrais com o Grupo “Tramas, Dramas & Aplausos” e já fez apresentações performáticas em locais alternativos, festas, eventos e casas noturnas de Campo Grande.

Lisa Lima ministrou aulas de dança do ventre na Secretaria Estadual de Receita e Controle e participou da organização de eventos culturais pela Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social. Atualmente dá aulas em seu próprio estúdio, na academia Nativa e no projeto social Tocando em Frente.

Apresentou-se em eventos no Centro de Convenções e na Anhaguera-Uniderp, além da criação dos espetáculos da Companhia: “Dançando entre amigos” no Sesc Horto, “Maktub”, no auditório do Crea-MS e “Mistérios Femininos”, “O Segredo do Egito”, “Ventre do Brasil”, “Cleópatra – A magia da sedução”, “Deusa Afrodite”, “Chakra do Coração”, “Arabesque Brasil” e “Luz do Ventre” no Teatro Aracy Balabanian.

Serviço

Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). A meia-entrada é valida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo. Ingressos antecipados à venda no Estúdio Lisa Lima, que fica na rua Regente Feijó, 294, Jardim Paulista.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3326-5897 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

Estúdio contempla inclusão social com espetáculo 'Sentidos'

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-