18.8 C
Campo Grande

Exposição em MS conta história do Brasil com moedas e notas antigas

- Publicidade -

29/11/2015 13h13

Mostra de dinheiro antigo é realizada em Ponta Porã, pela UFMS. Exposição está dividida em cinco fases, que contam a história do Brasil.

Para quem gosta de história, a exposição de dinheiro antigo, na fronteira do Brasil com o Paraguai, é um prato cheio. Notas e moeadas da época da monarquia brasileira estão expostas em Ponta Porã, a 326 km de Campo Grande.

A mostra foi organizada pelo professor Carlos Otávio Zamberlan, coordenador do curso de economia, e feita pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dividida em cinco fases, a exposição mostra como era o dinheiro na época em que a família real portuguesa ditava regras no país. Eram os contos de réis.

Depois, foi a vez das primeiras notas do famoso cruzeiro, que pareciam dólar americano. O cruzeiro ficou com uma aparência mais séria, tinha pouca cor, e quase nada de detalhes. Nessa época, o país vivia tempos de ditadura militar.

Depois disso, o cruzeiro virou cruzado, que se transformou em cruzeiro novo, e tempos depois passou a ser cruzeiro real. Era difícil entender, em algumas notas vinham um carimbo, era tanta mudança na época da hiperinflação. Quanto mais ela crescia, mais a moeda brasileira desvalorizava e a nota ganhava “zeros”.

Das mais novas, o real é o símbolo da nova era para a economia brasileira. O real chegou com a promessa de acabar com a inflação desenfreada e conseguiu. Atualmente, a nota está fora de circulação, mas ficou marcada na história.

G1 MS com informações da TV Morena

Exposição em MS conta história do Brasil com moedas e notas antigas

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-