21.8 C
Campo Grande

Marcelo Mafili e Iucatan somam influências brasileiras em shows

- Publicidade -

28/08/2014 19h43

Marcelo Mafili e Iucatan somam influências brasileiras em shows no Som da Concha

Mais informações pelo telefone (67) 3314-2030. A entrada para os shows é franca.

O Som da Concha deste domingo (31) será embalado pela soma de gêneros que provam a grandeza da música brasileira. Marcelo Mafili e o grupo Iucatan levam à Concha Acústica Hellena Meireles no Parque das Nações Indígenas, a partir das 18 horas, influências e estilos únicos que apresentam melhor da nossa cultura plural. O projeto, que é realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, tem entrada franca.

Viola Crioula, show que será apresentado pelo músico Marcelo Mafili, levará ao Som da Concha a soma de expressões da música folclórica brasileira, trazendo ao palco uma mistura de ritmos brasileiros como o coco (dança de roda nordestina), baião, frevo, maracatu, martelo alagoano, cateretê, samba de roda, rio a baixo, afuxé, dentre outros.

O espetáculo musical é resultado de um trabalho de pesquisa realizado por Marcelo Mafili e que culminou em composições, arranjos e releituras de temas estritamente brasileiros.

Formando em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a caminhada de Marcelo com a viola caipira é recente, porém extremamente produtiva. Ao longo desta trajetória o músico foi orientado por um dos mestres mais antigos ainda vivos do instrumento no Brasil, o Sr. Badia Medeiros, e também pelo atual professor de Música Popular da USP, Ivan Vilela.

O Iucatan é um grupo de músicos sul-mato-grossenses oriundos das mais diversas experiências e formações que se uniram em uma pesquisa que relaciona à chamada música erudita com a música popular. O resultado é um repertório inovador e totalmente autoral.

A partir dessa pesquisa, um dos objetivos do grupo é justamente desmistificar o que se convencionou chamar de “música popular” e “música erudita” através da fusão e sobreposição dos dois universos, seja no tratamento dado pelos arranjos nas canções quanto pela mistura de instrumentos ou pela própria experiência musical dos integrantes.

O projeto Iucatan surgiu em 2011 da união das trajetórias individuais do compositor Rony Petersom e do arranjador e diretor musical Ivan Cruz. Juntos começaram o processo de pesquisa e trabalho a partir das composições de Rony, que incluíam uma série de gêneros da música popular brasileira como baião, samba e ladainhas colhidas em festas tradicionais populares da comunidade quilombola em Piraputanga (Aquidauana).

As inspirações do grupo também partem dos sons do reggae e de gêneros musicais da tradição sul-mato-grossense e paraguaia, como o chamamé. Também fazem parte do grupo os músicos Philip Andara, Gleyton Berbet e Felipe de Brito Melo.

Agora o Iucatan trabalha na divulgação de seu trabalho através de apresentações públicas e na produção de seu primeiro álbum, produzido com apoio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FIC-FCMS) e que contará com as participações do maestro Eduardo Martinelli, Miska Thomé, Júlio Borba e Jonas Feliz.

Som da Concha

O projeto conta com o apoio da 104 FM Rádio MS e da TV Brasil Pantanal, que transmitirá os shows ao vivo para todo o Estado pelo canal 4 da TV aberta. O Som da Concha prevê apresentações musicais em domingos alternados no Parque das Nações Indígenas.

Serviço

A Concha Acústica Helena Meirelles fica na rua Antonio Maria Coelho, 6000. Mais informações pelo telefone (67) 3314-2030. A entrada para os shows é franca.

Marcelo Mafili e Iucatan somam influências brasileiras em shows

Marcelo Mafili e Iucatan somam influências brasileiras em shows

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-