25.8 C
Campo Grande

Oficinas de Artesanato em Cabaças faz sucesso na Fundac

- Publicidade -

27/11/2014 18h34

Curso que era inédito, obteve grande sucesso e se propagou, fazendo que novas turmas já estejam previstas para fevereiro de 2015.

A arte em Cabaças é uma das oficinas de Artesanato oferecidas pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura), entre os diversos cursos artesanais, como o Patchwork, que ocorrem na Plataforma Cultural, da Esplanada Ferroviária de Campo Grande. A oficina de “Artes em cabaças, purungas e coités”, que está em andamento, iniciada no último dia 06, já supera a expectativa do objetivo programado para a formação, que tem encerramento previsto para o dia 10 de dezembro, com as alunas recebendo certificado de conclusão de curso. O curso que era inédito, obteve grande sucesso e se propagou, fazendo que novas turmas já estejam previstas para fevereiro de 2015.

Com aulas gratuitas, às quintas-feiras das 14 às 16 horas e contando com mais de 50 participantes, em sua maioria da terceira idade, a oficina foi uma surpresa as alunas, que não conheciam o trabalho com o produto. “A cabaça é um fruto e para o artesanato é preciso esperar o fruto secar. E a maioria da turma não conhecia a técnica da cabaça, mas em pouco tempo já mostram resultados criativos em diversas peças”, aponta a professora Lucila Pereira, que trabalha com artesanato há mais de 45 anos.

O artesanato serve para alegrar nossas vidas com belas peças criativas, de utilidade doméstica, bonecas, porta objetos e uma infinidade de criações “à gosto do cliente”. O termo cabaça é a designação comum a plantas da família das cucurbitáceas e a uma da família das bignoniáceas, cujas cascas dos frutos, muito duras, são utilizadas no fabrico de diferentes objetos, tais como instrumentos musicais, por exemplo, feito das postas no interior oco do fruto ou em fios que envolvem seu exterior. Também são chamadas de cabaceira e cabaceiro.

Em retalho

Além da Cabaça, também está acontecendo à oficina de Patchwork, que em sua tradução literal é trabalho com retalho. A professora Margarida, 49 anos, que é a responsável por ensinar a técnica para as alunas, explica que as alunas trazem o material de casa para desenvolver os trabalhos, e levam o produto pronto para uso pessoal ou até comercialização.

“São quatro turmas que se encontram por duas horas na semana, para aprender e compartilhar o conhecimento. A turma superou minhas expectativas, pois muitas chegaram sem nenhum conhecimento, e aos poucos vem desenvolvendo trabalhos excelentes”, disse a professora da Fundac.

Serviço:

A Plataforma Cultural fica no início da Avenida Calógeras, esquina com Mato Grosso, próximo à Feira Central. Os interessados na nova formação artesanal, pode ter mais informações pelo telefone 9111-4520.

Assessoria de Imprensa

Oficinas de Artesanato em Cabaças faz sucesso na FundacFoto: Assessoria de Imprensa“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-